Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4279
Title: Comunicação e marketing no setor público: diferentes abordagens para a realidade brasileira
Authors: Cezar, Layon Carlos
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Sociedade Brasileira de Administração Pública (SBAP)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Livro
metadata.dc.description.physical: Coleção Gestão Pública, v. 03
Issue Date: 2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Comunicação
Abstract: Discutir marketing e comunicação no contexto da administração pública brasileira faz parte de um árduo processo de desconstrução de velhos mitos e paradigmas e construção de novas ideias junto à sociedade. A desconstrução é necessária inicialmente para desvincular a visão do marketing único e exclusivamente como resultado das propagandas eleitorais ou do papel dos marqueteiros políticos. Esse desserviço estimulado por profissionais sem cuidados com a comunicação reduz o marketing público ao senso comum, apresentando apenas uma de suas vertentes, deslegitimando sua atuação e dificultando a implementação nos órgãos públicos. De forma paralela, a comunicação pública acaba sendo reduzida a mecanismos formais e instrumentais nos quais a informação apenas é repassada sem a devida preocupação com o engajamento dos cidadãos nos espaços de debate. Por entender que tanto o marketing quanto a comunicação pública podem se apresentar de diferentes formas na administração pública, permitindo não só o desenvolvimento e aperfeiçoamento das organizações públicas, mas o estímulo ao engajamento social, a proposta das linhas que sucedem este livro é estimular novas construções reflexivas nessa direção. O propósito principal é trazer à tona suas perspectivas funcionais cujo objetivo claro é a melhoria de desempenho na prestação dos serviços públicos mas, mais do que isso, estimular algumas questões críticas que possam contribuir para refletirmos sobre a dinâmica e a realidade nacional. Assim, o Capítulo I apresenta algumas discussões iniciais para delimitar conceitualmente o marketing público na realidade brasileira; o Capítulo II se propõe a discutir os diferentes caminhos que o marketing público pode adotar; o Capítulo III apresenta as várias conceituações pelas quais a comunicação pública pode ser entendida, considerando a esfera pública atual e; por fim, o capítulo IV apresenta algumas reflexões sobre experiências de marketing e comunicação pública desenvolvidas no Brasil.
Keywords: comunicação;  marketing político;  comunicação pública;  políticas públicas;  setor público
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4279
Appears in Collections:Coleção Gestão Pública - parceria Enap e SBAP



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.