Title: Concertação, Desmobilização, Reconfiguração: Quinze anos de Trajetória do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social do Brasil (2003-2018)
Authors: Garcia, Bruno Gaspar
metadata.dc.contributor.other: Cardoso Jr., José Celso (Orientador)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Dissertação
metadata.dc.description.physical: 109 páginas
Issue Date: 2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Governança
Abstract: O Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), interface socioestatal criada no Brasil em 2003, teve sua trajetória nos anos Lula marcada por momentos de concertação, num governo de perspectiva desenvolvimentista no que se refere aos temas do desenvolvimento nacional, perspectiva não-liberal das relações entre Estado e sociedade e um presidente da República com perfil político amplamente negociador, sendo considerada relevante a atuação do colegiado em determinadas conjunturas, notadamente durante a crise internacional de 2008. Já nos anos Dilma, o Conselho viveu um período de desmobilização, tendo sido preservadas em linhas gerais as perspectivas anteriores de governo, agora associadas a um perfil tecnocrático da presidenta da República, com esvaziamento político e estratégico do mecanismo, mesmo em conjunturas delicadas como a crise de junho de 2013. Finalmente, os anos Temer marcaram uma fase de reconfiguração do Conselho, num governo de perspectivas pró-mercado de desenvolvimento e neoliberal das relações Estado e sociedade, um presidente da República com perfil político tradicional de negociação, tendo ocorrido um forte impacto na trajetória do colegiado em função da crise de maio de 2017.
Keywords: Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social;  desenvolvimento social;  desenvolvimento econômico;  relação estado e sociedade;  política de governo;  governança
metadata.dc.educational.context: Dissertação apresentada ao Programa de Mestrado em Governança e Desenvolvimento da Escola Nacional de Administração Pública - ENAP como requisito para obtenção do título de Mestre em Governança e Desenvolvimento.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4270
Appears in Collections:Mestrado Enap - Dissertações e Projetos de Intervenção
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação Bruno Gaspar Garcia.pdfDissertação - Bruno Garcia976.52 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.