Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4240
Title: Tecnologias alternativas em drenagem urbana para os pontos críticos de alagamento do município de Goiânia/GO.
Authors: Silva, Josiane Amara Leite da
Finamore, Patricia (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 33 páginas
Issue Date: Aug-2018
metadata.dc.rights.holder: Josiane Amara Leite da Silva
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: Goiânia está localizada no coração do Brasil, capital do Estado de Goiás com distância de 209 km de Brasília, a capital nacional. Caracterizada por ser uma região do Planalto Central do Brasil, possui uma extensão territorial em torno de 739 km² e aproximadamente 1.302.001 habitantes, segundo o Censo de 2010 do I BGE, estimando em 2018 uma população de 1.495.705 pessoas. O município não dispõe de plano de Drenagem Urbana e nem um sistema de drenagem eficaz capaz de reduzir os impactos da impermeabilidade do solo, que foram ocasionados pela pavimentação asfáltica e as construções urbanas, essas intervenções humanas geram diversos transtornos para a sociedade, uma vez que ao impedir a absorção da água da chuva provocam inundações que colocam em risco a segurança e conforto da população, além d a preservação do patrimôn io público, tais como a durabilidade da capa asfáltica e outras estruturas. Dessa forma, se faz necessária a implantação de ações e infraestrutura de drenagem urbana. Tendo em vista esses problemas, este projeto prevê apresentar as tecnologias alternativas em drenagem urbana para minimizar os impactos dos principais pontos de alagamento de Goiânia, GO, contemplando desafios e soluções para o sistema de drenagem urbana do município.
Keywords: Impermeabilidade do solo;  Escoamento;  Inundações.;  drenagem;  infraestrutura;  gestão pública;  município
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Target Audience: Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
metadata.dc.educational.context: 400 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: não são necessárias.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4240
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Josiane Amara Leite da Silva.pdf1,76 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.