IPTU – Melhoria da arrecadação do município de Ribeirão das Neves – MG
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gomes, Fabiano Augusto | - |
dc.contributor.other | Costa Jr., Leopoldo | - |
dc.contributor.other | Tortori, Tito Ricardo de Almeida (Tutor) | - |
dc.date.accessioned | 2019-08-07T20:46:57Z | - |
dc.date.available | 2019-08-07T20:46:57Z | - |
dc.date.issued | 2018-10 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4215 | - |
dc.description.abstract | O plano de intervenção visa analisar a situação do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), no Município de Ribeirão das Neves em estudo comparativo com outros municípios brasileiros do mesmo porte e população, com foco em fatores determinantes do desempenho do IPTU: cadastro imobiliário, avaliações, adimplência e alíquotas. O presente trabalho também apresenta uma reforma no código tributário que estabelece a cobrança do IPTU no município de Ribeirão das Neves, não com o intuito de sugerir elevação do já alto nível de arrecadação tributária municipal, mas sim, instituir a progressividade e abrangência sobre toda a sociedade. O estudo estimou que 90% dos domicílios nevenses estavam cadastrados, indicando possibilidade de melhorias na qualidade e na abrangência do cadastro imobiliário, além da criação de equipes de cadastradores que possibilitariam a atualização desses dados com maior frequência. Verificou-se que mesmo com a atualização das metragens dos imóveis no município através do georreferenciamento não trouxeram grandes melhorias na arrecadação do imposto predial já que outros fatores que compõem o cálculo, como a Planta Genéricas de Valores (PGV) encontra-se em nível muito abaixo do mercado, com enormes distorções entre bairros e até mesmo ruas da cidade. A adimplência no período de 2011 a 2017 tem demonstrado uma queda acentuada, historicamente o município de Ribeirão das Neves possuía um índice de arrecadação em torno de 61%, um indicador bem inferior se comparado com as demais cidades brasileiras e municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, porém nos últimos quatros anos esse índice tem piorado, alcançado o percentual mais baixo de 53% no ano de 2017. O município adota a tributação regressiva do IPTU, com alíquotas fixas para imóveis prediais residenciais 0,5 %, prediais comerciais e prestação de serviço 1% e imóveis territoriais 1,5%. Outro motivo da sua regressividade é o fato das avaliações dos imóveis estarem desatualizadas, ou seja, os imóveis mais valorizados tendem a apresentar maior defasagem em relação ao seu valor de mercado que os imóveis mais baixos. Isso torna a base de cálculo (valor venal) regressiva, com alíquotas efetivas do imposto sendo menores quanto maior for o valor de mercado verdadeiro do imóvel. O trabalho propõe uma reforma na legislação do IPTU no município de Ribeirão das Neves. A proposta prevê alíquotas progressivas entre 0,2 % a 1% para imóveis residenciais, de 0,35% a 1,80% para imóveis não residenciais e 0,35% a 2% para imóveis territoriais, estabelece correção da PGV para metade do valor de mercado, atualização da planta de quatro em quatro anos, criação de um setor especializado no lançamento e efetivo acompanhamento do processo administrativo e governança do IPTU no município de Ribeirão das Neves. Por fim, é possível concluir que a reforma do IPTU é ponto importante da Secretária Municipal de Fazenda, há elevado espaço pra incremento e modernização do imposto, que contribuiria para a melhora da situação fiscal do município de Ribeirão das Neves. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | Arrecadação | pt_BR |
dc.subject | Imposto Predial Territorial Urbano | pt_BR |
dc.subject | tributação | pt_BR |
dc.subject | federalismo fiscal | pt_BR |
dc.subject | finanças públicas | pt_BR |
dc.subject | alíquotas progressivas | pt_BR |
dc.subject | pesquisa operacional | pt_BR |
dc.subject | gestão pública | pt_BR |
dc.title | IPTU – Melhoria da arrecadação do município de Ribeirão das Neves – MG | pt_BR |
dc.type | Monografia/TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Fabiano Augusto Gomes | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 71 páginas | pt_BR |
dc.description.classification | Gestão Pública | pt_BR |
dc.description.additional | não são necessárias | pt_BR |
dc.educational.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local. | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local. | pt_BR |
dc.educational.context | 400 horas | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Fabiano Augusto Gomes.pdf | arquivo principal | 1.33 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.