Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4202
Title: Integra: Programa de Integração, Governança e Estratégia
Authors: Brasil. Ministério da Economia (ME)
Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Universidade de Brasília (UnB)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Livro
Programa
metadata.dc.description.physical: 91 p.
Issue Date: Jul-2019
metadata.dc.rights.holder: Ministério da Economia (ME)
Universidade de Brasília (UnB)
Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão Estratégica. Planejamento
Governança
Abstract: O Programa de Integração, Governança e Estratégia do Ministério da Economia (ME) – Integra – apresenta-se como novo arranjo de melhoria da gestão estratégica e da governança corporativa do Ministério, com foco na geração de resultados para a sociedade. Abarca, em seu escopo, o modelo de governança do ME, formado pelo Comitê Ministerial de Governança (CMG) e pelos sete Comitês Temáticos de Apoio à Governança - responsáveis pela definição de políticas e diretrizes de temáticas transversais, como gestão de pessoas, governança digital, compras, comunicação, desburocratização e gestão de riscos – além do arcabouço conceitual e ferramental de Planejamento & Estratégia, Inovação, Gestão de Processos e Gestão de Projetos. O Programa visa promover a integração da gestão, por meio de estruturas, ritos e relações de governança que propiciem uma ação verdadeiramente alinhada entre as estratégias, processos e projetos corporativos. O marco conceitual de governança em que se apoia é o que a define como um conjunto de mecanismos de liderança, estratégia e controle postos em prática para avaliar, direcionar e monitorar a gestão, com vistas à condução de políticas públicas e à prestação de serviços de interesse da sociedade.
Keywords: gestão estratégica;  gestão pública;  governança;  transversalidade;  administração pública;  inovação;  gestão de projetos;  gestão de processos
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4202
Appears in Collections:Publicações de Parceiros da Enap - Gestão Pública

Files in This Item:
File SizeFormat 
Tool_kit_ME.pdf4,07 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.