Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4175
Title: A implantação de anel viário na região metropolitana de Goiânia – Goiás
Authors: Silva, Anibal Rodrigues
Tortori, Tito Ricardo De Almeida (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 33 páginas
Issue Date: 31-May-2019
metadata.dc.rights.holder: Anibal Rodrigues Silva
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Políticas de Infraestrutura
Abstract: A contextualização do trabalho apresentado, em especial ao tema: a implantação de anel viário na região metropolitana de Goiânia – Goiás, e seus desdobramentos no ordenamento urbanos ante o atual estado de saturação dos sistemas viários urbanos e metropolitanos, onde muitas cidades, de médio e grande porte tem se voltado para soluções que pretendem resolver o problema do transporte de pessoas e cargas, sendo a solução mais comum à implantação de anéis viários (Contornos Viários). O trânsito da Região Metropolitana de Goiânia tem sido um dos basais desafios na solução de seus problemas, existente na concorrência desleal entre a infraestrutura das vias e o grande fluxo de veículos que chegam ás ruas. De tal sorte os estudos viários passam a ter uma grande importância na tentativa de solucionar esses problemas. Contudo para a implantação de um anel viário é necessário um estudo minucioso, principalmente sob uma visão na área urbana, o qual será analisado os efeitos no território, na economia, no fluxo de passagem, bem como a saturação ou não da Cidade. Neste contexto, este projeto tem por desígnio a construção de um anel viário na Região Metropolitana de Goiânia sob a gestão de consórcio público, almejando um trânsito sem atrito, onde as coisas e as pessoas efetuem mais movimentos em tempo mais curto. Tornando assim uma alternativa a mais, para que essa localização densamente povoada e com várias rodovias de acesso, evite que os veículos que não tem origem ou destino utilizem este sistema viário.
Keywords: infraestrutura;  transporte rodoviário;  região metropolitana;  mobilidade urbana
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Target Audience: Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
metadata.dc.educational.context: 400 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4175
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Anibal Rodrigues Silva.pdf714,89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.