Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4174
Title: Observatório LGBT – direito à cidade e a diversidade no plano de desenvolvimento urbano e integrado da região metropolitana do Rio de Janeiro
Authors: Lima, Andreia da Silva
Tolêdo, Hercules (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 38 páginas
Issue Date: 31-May-2019
metadata.dc.rights.holder: Andreia da Silva Lima
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Políticas Públicas
Abstract: O presente projeto de intervenção é o trabalho de conclusão de curso da Especialização em Gestão Pública com Ênfase em Governo Local – Área de Concentração Região Metropolitana. A política pública LGBT no Brasil é muito recente e apresenta transversalidades por todas as políticas sociais. O Brasil tem grande incidência de LGBTfobia segundo órgãos nacionais e internacionais. Essa constatação aparece com o número de mortes de pessoas LGBT. Existe a lacuna na construção de dados públicos sobre essa população, só temos o conhecimento quando chega o assassinato ou o suicídio. O Sistema Nacional LGBT apresenta como uma de suas competências a sistematização de dados e indicadores. Pretendemos com a proposta do Observatório LGBT da Região Metropolitana do Rio de Janeiro atuar nessa lacuna e, assim, contribuir para a garantia dos direitos da população LGBT.
Keywords: políticas públicas;  diversidade;  região metropolitana;  liberdade sexual
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Target Audience: Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
metadata.dc.educational.context: 400 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4174
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File SizeFormat 
Andreia da Silva Lima.pdf492,88 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.