Title: Rompimento da barragem em 2015 município de Governador Valadares / MG
Authors: Freitas, Carolina Maria de Moura
Duran, Cássia Veiga
Rodrigues, Jessé
Melo, Lucas Rafael Gontijo de
Gonçalves, Régis Jhonatan Morais
metadata.dc.contributor.other: Granemann, Silvana Helena (Professora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Estudo de Caso
metadata.dc.description.physical: 32 páginas
Issue Date: Apr-2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Abstract: Este estudo de caso tem por objetivo desenvolver ações que venham contribuir para a recuperação do Município de Governador Valadares em decorrência dos impactos socioambientais e socioeconômicos causados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana/MG, por meio de ações subsidiadas pelos Objetivos de desenvolvimento sustentável que possam ser realizadas em nível local pelo poder público em parceria com setor privado e a comunidade, garantindo responsabilidade e equilíbrio entre a efetividade do tripé da Sustentabilidade que envolvam o Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Econômico e Proteção ao Meio Ambiente. O desastre socioambiental causou consequências gravíssimas no município. Mesmo com as intervenções emergenciais propostas para mitigação dos impactos, a insegurança hídrica gerou um cenário de tensão e incertezas sobre o abastecimento e a potabilidade da água de Governador Valadares. 5 Dessa forma, esse estudo de caso surge com intenção de desenvolver mecanismos capazes de intervir e influenciar no desenvolvimento do município tendo como diretriz as metas propostas pelos Objetivos de desenvolvimento sustentável. Contudo, será necessário priorizar as intervenções que efetivamente impactam no Desenvolvimento Sustentável do Município, como por exemplo, o tratamento do esgoto da cidade, estabelecendo assim meios para criação de cenários viáveis que permitam a alteração da realidade local.
Keywords: governo local;  município;  desastre ambiental;  rompimento de barragem;  recursos hídricos;  desenvolvimento sustentável
Target: Trabalho apresentado como parte dos requisitos para obtenção de nota na disciplina Desenvolvimento e Municípios - ODS no curso de Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
Target Audience: Especialistas e interessados em desenvolvimento local e objetivos de desenvolvimento sustentável.
metadata.dc.educational.context: Elaboração de estudo de caso na disciplina Desenvolvimento e Municípios (ODS 1 ao 17).
Sustainable Development Objectives (ODS): 01. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.;  02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.;  03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.;  04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.;  05. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.;  06. Água limpa e saneamento - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.;  07. Energia limpa e acessível - Garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos.;  08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.;  09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.;  10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.;  11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.;  12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.;  13. Ação contra a mudança global do clima - Tomar medidas urgentes para combater a mudança climática e seus impactos (*).;  14. Vida na água - Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares, e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.;  15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.;  16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.;  17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4166
Appears in Collections:Especialização em Desenvolvimento Local e Objetivos de Desenvolvimento Sustentável - 01ª Edição
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Estudo de caso - Governador Valadares - Grupo I.pdfartigo principal324.23 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.