Diretrizes para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do município de Novo Repartimento/PA
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Magalhães, Adonides da Silva | - |
dc.contributor.other | Affonso, Nazareno Stanislau (Orientador) | - |
dc.date.accessioned | 2019-07-05T20:28:04Z | - |
dc.date.available | 2019-07-05T20:28:04Z | - |
dc.date.issued | 2019-05-31 | - |
dc.identifier.uri | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4156 | - |
dc.description.abstract | Novo Repartimento está localizado na região sudeste do Pará, com extensão territorial de 15.398,7 km² e aproximadamente 73.802 habitantes. O município não dispõe de plano de mobilidade urbana e as distancias ultrapassam cinco km de um bairro a outro, não há transporte coletivo nem delimitações de ciclovias e os passeios públicos existentes são insuficientes e irregulares. Além disso, há uma frota considerável de motocicletas no município, bem como intenso transporte de carga. Dessa forma, é necessária a implantação de infraestrutura de mobilidade urbana e melhoria de acesso da população aos diversos bairros da cidade, ao comercio, à rede bancária e aos serviços básicos de saúde e educação, bem como uma intervenção no centro da cidade a fim de organizar o trânsito e ordenar os estacionamentos de forma que não prejudique o direito de ir e vir da população. Tendo em vista esses problemas, este projeto prevê apresentar as diretrizes para elaboração do plano de mobilidade urbana do município de Novo Repartimento, contemplando a implantação do sistema de transporte coletivo para atender a demanda urbana do município, a implantação de ciclovias e ciclo faixas para os ciclistas se deslocarem com segurança, a construção e adequação dos passeios públicos para garantir acessibilidade adequada a toda população e implantação de estacionamentos em locais estratégicos para desafogar o tráfego no centro da cidade. Além disso, há uma preocupação em relação ao transporte de carga, o qual deve ser organizado de modo que não interfira no trafego e circulação da população, através da criação e destinação de áreas específicas para esse tipo de transporte. Quanto ao uso das motocicletas é importante a adoção de mecanismos para educação de transito e conscientização dos usuários desse transporte. | pt_BR |
dc.language.iso | Idioma::Português:portuguese:pt | pt_BR |
dc.publisher | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) | pt_BR |
dc.subject | mobilidade urbana | pt_BR |
dc.subject | acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | integração | pt_BR |
dc.title | Diretrizes para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do município de Novo Repartimento/PA | pt_BR |
dc.type | Monografia/TCC | pt_BR |
dc.rights.holder | Adonides da Silva Magalhães | pt_BR |
dc.location.country | País::BR:Brasil | pt_BR |
dc.description.physical | 40 páginas | pt_BR |
dc.description.classification | Gestão Pública | pt_BR |
dc.description.classification | Políticas de Infraestrutura | pt_BR |
dc.educational.description | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local. | pt_BR |
dc.educational.intendedenduserrole | Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local. | pt_BR |
dc.educational.context | 363 horas | pt_BR |
dc.rights.license | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. | pt_BR |
dc.subject.ods | 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação. | pt_BR |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Adonides da Silva Magalhães.pdf | Artigo principal | 1.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.