Title: Diretrizes para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana do município de Novo Repartimento/PA
Authors: Magalhães, Adonides da Silva
metadata.dc.contributor.other: Affonso, Nazareno Stanislau (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 40 páginas
Issue Date: 31-May-2019
metadata.dc.rights.holder: Adonides da Silva Magalhães
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Políticas de Infraestrutura
Abstract: Novo Repartimento está localizado na região sudeste do Pará, com extensão territorial de 15.398,7 km² e aproximadamente 73.802 habitantes. O município não dispõe de plano de mobilidade urbana e as distancias ultrapassam cinco km de um bairro a outro, não há transporte coletivo nem delimitações de ciclovias e os passeios públicos existentes são insuficientes e irregulares. Além disso, há uma frota considerável de motocicletas no município, bem como intenso transporte de carga. Dessa forma, é necessária a implantação de infraestrutura de mobilidade urbana e melhoria de acesso da população aos diversos bairros da cidade, ao comercio, à rede bancária e aos serviços básicos de saúde e educação, bem como uma intervenção no centro da cidade a fim de organizar o trânsito e ordenar os estacionamentos de forma que não prejudique o direito de ir e vir da população. Tendo em vista esses problemas, este projeto prevê apresentar as diretrizes para elaboração do plano de mobilidade urbana do município de Novo Repartimento, contemplando a implantação do sistema de transporte coletivo para atender a demanda urbana do município, a implantação de ciclovias e ciclo faixas para os ciclistas se deslocarem com segurança, a construção e adequação dos passeios públicos para garantir acessibilidade adequada a toda população e implantação de estacionamentos em locais estratégicos para desafogar o tráfego no centro da cidade. Além disso, há uma preocupação em relação ao transporte de carga, o qual deve ser organizado de modo que não interfira no trafego e circulação da população, através da criação e destinação de áreas específicas para esse tipo de transporte. Quanto ao uso das motocicletas é importante a adoção de mecanismos para educação de transito e conscientização dos usuários desse transporte.
Keywords: mobilidade urbana;  acessibilidade;  integração
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
Target Audience: Especialistas e interessados em governança e Gestão Pública, com ênfase em Governo Local.
metadata.dc.educational.context: 363 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4156
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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