Title: Auditoria Contínua: experiência do Centro de Controle Interno da Marinha
Authors: Brasil. Ministério da Defesa, Comando da Marinha
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Relato de Experiência
metadata.dc.description.physical: 10 p.
Issue Date: Jun-2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Inovação
Abstract: A situação encontrada anteriormente no Centro de Controle da Marinha do Brasil era a necessidade de realizar mais auditorias, de forma mais frequente e com a comunicação dos resultados mais rápida. Além disso, havia a falta de pessoal para compor mais equipes de auditoria e a insuficiência de recursos orçamentários para a realização de auditorias no país e no exterior. Diante desse cenário, decidiu-se alterar o paradigma de processo de auditoria da Marinha do Brasil, implementando a auditoria contínua, que consiste em uma técnica que realiza testes utilizando base de dados informatizados, mediante ferramentas de extração, análise e mineração de dados, com base na avaliação de riscos e controles internos. A iniciativa é considerada uma inovação pois, além de ser pioneira no âmbito do Controle Interno das Forças Armadas, provocou uma quebra de paradigma na auditoria interna da Marinha no Brasil e mudou significativamente a atuação dos gestores, em especial, no aprimoramento dos controles internos administrativos das organizações militares, passando-se a analisar potencialmente todas as transações de todas as organizações, de maneira contínua. Como resultados, destacam-se uma economia de R$ 2,5 milhões na folha de pagamento de pessoal e melhorias nos controles internos das organizações militares.
Keywords: inovação;  auditoria;  controle interno
Target: A realização da auditoria contínua teve os seguintes objetivos: • Realizar um maior número de auditorias e com maior frequência de execução; • Atuar de forma tempestiva, por meio de auditorias mais céleres, com a comunicação dos resultados mais rápida (notas de auditoria) e com a probabilidade de maior oportunidade na execução dos planos de ação corretivos e/ou preventivos; • Reforçar o ambiente de controle e consequentemente dissuadir ações reprováveis, improdutividade e displicência no trabalho; • Reforçar o caráter preventivo das auditorias; e • Reduzir o tempo e o custo de deslocamento das equipes de auditoria.
Target Audience: Servidores públicos em geral.
Sustainable Development Objectives (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
metadata.dc.description.additional: Iniciativa premiada no 22º Concurso Inovação no Setor Público sob responsabilidade de Henrique Mansur Anache, Chefe do Departamento de Auditoria. Iniciativas premiadas no 22º Concurso Inovação no Setor Público 2017. Área temática: Inovação em Processos Organizacionais no Poder Executivo Federal
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4141
Appears in Collections:Concurso Inovação: de 2016 a atual (21ª edição em diante)
Files in This Item:


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.