Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4093
Title: Dimensionamento na administração pública federal: uma ferramenta de gestão da força de trabalho
Authors: Serrano, André Luiz Marques (Organizador)
Mendes, Nara Cristina Ferreira (Organizadora)
Abila, Neleide (Organizadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Livro
metadata.dc.description.physical: Volume 3
Issue Date: 2019
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão de Pessoas
Abstract: Este livro é o terceiro volume de uma série de seis livros que possuem como tema central discutir o dimensionamento da força de trabalho (DFT) no contexto da administração pública federal (APF). O DFT tem como principal funcionalidade contribuir na indicação do quantitativo ideal de força de trabalho necessária para que a equipe possa atuar de modo a atingir seu ponto ótimo de produtividade. Essas informações são fundamentais para o melhor aproveitamento do quadro de pessoal na APF e subsidiam a tomada de decisão dos gestores públicos que buscam alocar sua força de trabalho com eficiência. Nesse sentido, este livro é composto por 4 capítulos. O primeiro capítulo, de autoria de André Luiz Marques Serrano, Lucas Oliveira Gomes Ferreira, Víthor Rosa Franco, Neleide Abila e Patrícia Guarnieri, aborda o DFT como ferramenta de gestão. No capítulo 2, de autoria de Nara Cristina Ferreira Mendes, Guilherme Dantas Bispo, André Luiz Marques Serrano, Cláudio Silva da Costa e Pedro Paulo Murce Meneses, o avanço no uso da tecnologia da informação para análise dos dados sobre dimensionamento é abordado, sendo apresentados conceitos e possibilidades de aplicação. No capítulo 3, os autores Patrícia Guarnieri, Luciana Graziani Barbosa de Araújo, André Luiz Marques Serrano, Nara Cristina Ferreira Mendes e Pedro Paulo Murce Meneses abordam em detalhes da análise multicritérios que sugerem forma de seleção das organizações a serem priorizadas. Por fim, no capítulo 4, os autores Lucas Soares Caldas, Aline Fernandes de Paula Freitas, Luciana Graziani Barbosa de Araújo, Pedro Paulo Murce Meneses e Júlia Cassia dos Santos Silvério apresentam um estudo de caso com a aplicação do dimensionamento da força de trabalho em uma instituição do Governo Federal.
Keywords: gestão de pessoas;  Administração Pública Federal;  força de trabalho;  dimensionamento da força de trabalho;  tecnologia da informação;  metodologia
Sustainable Development Objectives (ODS): 08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.;  16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: ISBN: 978-85-256-0122-3
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4093
Appears in Collections:Livros Publicados pela Enap

Files in This Item:
File SizeFormat 
Dimensionamento-na-APF.pdf2,23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.