Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4048
Title: Seminário "A constituição brasileira e a Reorganização do Estado: dimensões da revisão constitucional de 1993": políticas sociais 2: educação
Authors: Escola Nacional de Administração Pública (Brasil)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Endereço Eletrônico: repositorio.enap.gov.br
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Áudio/Podcast
metadata.dc.description.physical: Duração: 00:32:46 - Parte 1 (fita 254 - lado 1)
Duração: 00:05:39 - Parte 2 (fita 255 - lado 1)
Duração: 00:31:35 - Parte 3 (fita 254 - lado 2)
Duração: 00:30:31 - Parte 4 (fita 255 - lado 2)
Duração: 00:29:22 - Parte 5 (fita 256 - lado 1)
Issue Date: 29-Oct-1992
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Administração Pública
Abstract: Seminário "A constituição brasileira e a Reorganização do Estado: dimensões da revisão constitucional de 1993", cujo tema será "Políticas Sociais 2: educação". O seminário faz parte do Espaço Debate que é um fórum aberto e permanente de discussões, seu objetivo é fornecer elementos para o aperfeiçoamento da ação estatal, discutindo área de vital interesse que emanam de atividades do cotidiano da Administração Pública. Mesa: João Calmon (senador), Maria Inês Barreto (Diretora de Pesquisa e Divisão Técnica da Enap), Pedro Demo (Ipea), Maria Francisca Sales Pinheiro (professora do departamento de sociologia da Unb), Irineu Silva Junior (Fundação do Desenvolvimento Administrativo do Estado de SP - FUNDAP). A moderadora Maria Inês Barreto apresenta os assuntos do painel: 1 balanço da lei de diretrizes e bases da educação em tramitação no congresso nacional analise propostas visando a revisão constitu; 2 financiamento envolvendo distribuição de responsabilidades, separação dos encargos educacionais, revisão das fontes de financiamento; 3 papel do setor público e do setor privado na estrutura educacional brasileira; 4 descentralização do ensino no que diz respeito a atuação dos estado e municípios no ensino do 1º, 2º e 3º graus; 5 a universidade pública e o sistema produtivo nacional; e 6 qualidade e produtividade no ensino superior.
Keywords: Educação;  Educação básica;  Ensino superior;  Financiamento;  Estrutura educacional - Brasil;  Descentralização;  Municipalismo;  Universidade pública;  Qualidade;  Produtividade;  Políticas sociais
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
metadata.dc.description.additional: Conteúdo: Parte 1. Abertura do evento, apresentação da mesa e do painel, início da apresentação do senhor Irineu Silva Junior (tema 4) -- Parte 2. continuação da fala do senhor Irineu Silva Junior. -- Parte 3. continuação da fala do senhor Pedro Demo (tema 6). Início da apresentação do senhor João Calmon (tema 1) -- Parte 4. continuação da fala do senhor João Calmon. Início dos debates. -- Parte 5. Final dos debates. Aos 00:06:50 continuação de outro evento.
Áudio original disponível nas fitas n.254, 255 e 256.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4048
Appears in Collections:Áudios Enap - 1985 a 2004



Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.