Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4046
Title: Capacitação para interagir com o Estado e exercer o controle social
Authors: Cardoso, Vânia Silva
Baltazar, Antonio Henrique Lindemberg (Orientador)
Publisher: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 89 p.
Issue Date: 2011
metadata.dc.rights.holder: Vânia Silva Cardoso
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Administração Pública
Desenvolvimento Regional
Políticas Públicas
Abstract: Esse trabalho teve como principal objetivo colher dados para a identificação e análises que sejam capazes de aferir sobre quais recursos são necessários para se capacitar os voluntários dos observatórios sociais e o que necessitam para exercerem o controle social em seus municípios. Houve ainda um estudo sobre buscar fundamentação teórica para melhor desenvolvimento do processo ensino aprendizagem para adultos, compará-la com a capacitação oferecida aos servidores públicos que exercem o controle institucional dos recursos públicos e apresentar sugestões em relação a um programa de capacitação básico para auxiliar na formação desses voluntários. Por fim, contribuir para uma reflexão sobre as ações realizadas e os resultados obtidos ao longo do trabalho, buscando a fundamentação e a análise dos resultados para indicar o melhor procedimento com o intuito de se disponibilizar para o voluntariado a prática acerca das responsabilidades conferidas no exercício e desempenho da função.
Keywords: Observatório Social do Brasil – OSB;  controle institucional;  controle social;  recursos públicos;  educação fiscal;  cidadania
Target: Trabalho de conclusão de curso de Pós-graduação apresentado à Escola de Administração Fazendária, como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em Educação Fiscal e Cidadania
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4046
Appears in Collections:Monografias Esaf

Files in This Item:
File SizeFormat 
Vania Silva Cardoso.pdf418,63 kBAdobe PDFView/Open