Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4025
Title: Realização de pesquisa e diagnóstico sobre o nível de conhecimento por parte dos usuários que utilizam os Sistemas de Programação Orçamentário-Financeira no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA
Authors: Fróes, Luiz Augusto Souza
Ribeiro, Renato Jorge Brown (Orientador)
Publisher: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 44 p.
Issue Date: Dec-2011
metadata.dc.rights.holder: Luiz Augusto Souza Fróes
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Administração Pública
Orçamento e Finanças
Abstract: Esta monografia teve como objetivo analisar através de uma pesquisa realizada junto aos servidores lotados na Coordenação-Geral de Orçamento e Finanças – CGOF do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA à luz dos pressupostos do nível de conhecimento dos usuários que utilizam o Sistema Integrado de Administração Financeira do Governo Federal — SIAFI, o Sistema Integrado de Planejamento e Orçamento – SIOP e o Sistema de Informações Orçamentárias – SIOR, como os principais instrumentos utilizados pelo governo federal brasileiro para efetuar a programação orçamentária e financeira. A população pesquisada abrangeu 33 servidores da CGOF/MAPA, sendo que foi desenvolvida em duas etapas. Na primeira foi distribuído um questionário com perguntas subjetivas aos especialistas que laboram o controle da gestão, orçamentária e financeira, quanto à utilização dos sistemas perante os servidores que executam a programação orçamentária e financeira do MAPA. Na segunda parte do trabalho, foi pesquisada, também, por meio de questionário com perguntas objetivas, quanto a percepção dos técnicos da área, no que se refere ao grau de conhecimento das disciplinas de orçamento e finanças e as possíveis iniciativas que resultariam na utilização mais regular dos sistemas, no intuito de verificar uma melhora na eficácia na execução do orçamento público. O resultado do trabalho demonstrou que em função da correlação das determinações constitucionais e legais impostas pela legislação e pelas várias operações e gama de informações dispostas nos sistemas, os usuários são mais capacitados no preenchimento dos dados solicitados pelos sistemas, utilizando como ferramenta de trabalho e não ocorrendo uma relação mais próxima com o grau de conhecimento das disciplinas tidas como elementares para uma melhoria na gestão dos recursos públicos. Entretanto esta constatação é limitada uma vez que não levou em consideração a necessidade de aferição dos dados utilizados pelos usuários que atuam nas diversas unidades executoras do MAPA.
Keywords: administração pública;  orçamento;  Programação Orçamentária e Financeira
Target: Trabalho de Pós-graduação apresentada à Escola de Administração Fazendária – ESAF, como requisito parcial para obtenção do título de Especialista em Finanças Públicas com ênfase em Administração Orçamentária e Financeira.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4025
Appears in Collections:Monografias Esaf

Files in This Item:
File SizeFormat 
arquivo.2014-08-06.4842683109190,66 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.