Title: Orçamento público: investimentos em defesa no Brasil
Authors: Possati Junior, Gilmar Rodrigues
metadata.dc.contributor.other: Santos, Antonio Carlos dos (Orientador)
Publisher: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 73 p.
Issue Date: Apr-2012
metadata.dc.rights.holder: Gilmar Rodrigues Possati Junior
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas Públicas
Abstract: O debate envolvendo questões de Defesa tornou-se mais intenso a partir da publicação da Estratégia Nacional de Defesa, em 2008. O presente trabalho se desenvolveu no sentido de inserir-se nesse contexto, partindo do seguinte questionamento: qual a participação dos investimentos em Defesa nos gastos diretos do governo federal? Assim, a pesquisa analisou a participação dos investimentos públicos realizados nos programas da função Defesa no período de 2004 a 2010, com o intuito de verificar o total de recursos distribuídos à função Defesa para realização de investimentos, traçando um comparativo entre estes e o total dos investimentos nas demais áreas governamentais; verificar a proporção dos investimentos em Defesa Nacional em relação ao Produto Interno Bruto, fazendo um comparativo com as demais funções; e, por fim, realizar um comparativo entre a execução orçamentária e financeira dos investimentos diretos do governo federal na função Defesa e as demais funções governamentais. Observou-se que a função Defesa – apesar de figurar, na média, como 5ª (quinta) prioridade entre todos os investimentos diretos do governo federal efetuados no período analisado – mostrou-se, ao que tudo indica, como um setor que vem perdendo espaço na participação dos investimentos públicos federais, fato que não pode ser justificado em cima dos gastos com pessoal, os quais, também, vêm diminuindo sua participação ao longo do tempo. Sob a ótica macroeconômica, foi possível verificar que os investimentos em Defesa Nacional são relativamente baixos em proporção ao PIB, não acompanhando, sequer, a margem de expansão verificada no total de investimentos efetuados nas demais funções de governo. Pode-se deduzir que os investimentos em Defesa são pouco expressivos e enseja falta de prioridade governamental na alocação de recursos para essa área, tendo como consequência a defasagem tecnológica e o “sucateamento” da estrutura de Defesa do país. O pouco significativo investimento em Defesa não se apresentou como consequência da incapacidade de execução orçamentária e financeira as quais se destacaram na comparação com os demais setores.
Keywords: defesa nacional;  orçamento público;  investimentos públicos;  planejamento estratégico
Target: Trabalho apresentado à Escola de Administração Fazendária – ESAF como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Finanças Públicas – ênfase em Administração Orçamentário-Financeira
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4020
Appears in Collections:Monografias Esaf
Files in This Item:
File SizeFormat 


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.