Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4004
Título: Análise comparada entre o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) e o Plano Nacional de Habitação (PLANHAB): contexto econômico do lançamento do programa e seus impactos na execução da política habitacional.
Autor(es): Campanhoni, Andiara
Pares, Ariel Cecílio Garces (Orientador)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/TCC
Descrição física: 37 p.
Data: 6-Mai-2019
Detentor dos direitos autorais: Andiara Campanhoni
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas de Infraestrutura
Políticas Públicas
Resumo: O presente artigo teve como objetivo realizar uma análise comparada entre a estratégia proposta pelo Plano Nacional de Habitação (PlanHab) e a execução do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), com o propósito de compreender se a implementação do programa está sendo capaz de atender o planejamento realizado anteriormente para a política habitacional, tendo em vista o contexto econômico de seu lançamento. Para contextualização do tema, foram abordadas as premissas adotadas na elaboração do PlanHab e discutido o duplo papel assumido pelo PMCMV, atuando como uma política social e anticíclica. Após o levantamento, foram apontadas algumas divergências entre a proposta realizada para a política habitacional e as ações implementadas pelo PMCMV. Foi possível perceber que a execução do programa ficou aquém das metas físicas estimadas pelo PlanHab, apesar da projeção de recursos prevista ter se apresentado bastante aproximada, fato que pode ser atribuído, em parte, ao descompasso entre execução e planejamento.
Palavras-chave: habitação popular;  Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV);  Plano Nacional de Habitação (PlanHab);  infraestrutura;  políticas públicas
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Políticas Públicas de Infraestrutura.
Público alvo: Especialistas e interessados em políticas de infraestrutura.
Contexto de aprendizagem: 360 horas
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4004
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Andiara Campanhoni.pdfartigo principal747,29 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.