Title: Análise comparada entre o Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV) e o Plano Nacional de Habitação (PLANHAB): contexto econômico do lançamento do programa e seus impactos na execução da política habitacional.
Authors: Campanhoni, Andiara
metadata.dc.contributor.other: Pares, Ariel Cecílio Garces (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 37 p.
Issue Date: 6-May-2019
metadata.dc.rights.holder: Andiara Campanhoni
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas de Infraestrutura
Políticas Públicas
Abstract: O presente artigo teve como objetivo realizar uma análise comparada entre a estratégia proposta pelo Plano Nacional de Habitação (PlanHab) e a execução do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV), com o propósito de compreender se a implementação do programa está sendo capaz de atender o planejamento realizado anteriormente para a política habitacional, tendo em vista o contexto econômico de seu lançamento. Para contextualização do tema, foram abordadas as premissas adotadas na elaboração do PlanHab e discutido o duplo papel assumido pelo PMCMV, atuando como uma política social e anticíclica. Após o levantamento, foram apontadas algumas divergências entre a proposta realizada para a política habitacional e as ações implementadas pelo PMCMV. Foi possível perceber que a execução do programa ficou aquém das metas físicas estimadas pelo PlanHab, apesar da projeção de recursos prevista ter se apresentado bastante aproximada, fato que pode ser atribuído, em parte, ao descompasso entre execução e planejamento.
Keywords: habitação popular;  Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV);  Plano Nacional de Habitação (PlanHab);  infraestrutura;  políticas públicas
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Políticas Públicas de Infraestrutura.
Target Audience: Especialistas e interessados em políticas de infraestrutura.
metadata.dc.educational.context: 360 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4004
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andiara Campanhoni.pdfartigo principal747.29 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.