Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4001
Title: Governança federativa em políticas de infraestrutura de segurança hídrica nas bacias receptoras do projeto de integração do São Francisco: uma abordagem pelo lado da oferta
Authors: Costa, Claudir Afonso
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 26 p.
Issue Date: 6-May-2019
metadata.dc.rights.holder: Claudir Afonso Costa
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas de Infraestrutura
Abstract: Crises hídricas cada vez mais frequentes e mais intensas que acometem principalmente a região nordeste do Brasil têm por décadas levado os governos central e estaduais a formularem e implementarem políticas que visem garantir segurança hídrica à região por meio de grandes obras de infraestrutura. Não pouco frequente, verifica-se que esses projetos estruturantes de infraestrutura de segurança hídrica têm sido desenvolvidos de forma descoordenada e sem interlocução entre si, produzindo, em alguns casos, sombreamento e sobreposição de ações que por vezes levam esses projetos a não produzirem os resultados esperados. Esse trabalho, de natureza exploratória, visa avaliar a capacidade do arranjo institucional de segurança hídrica em induzir cooperação federativa no âmbito dos projetos de infraestrutura hídrica nas bacias receptoras do Projeto de Integração do Rio São Francisco.
Keywords: governança federativa;  Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF);  segurança hídrica;  infraestrutura
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Políticas Públicas de Infraestrutura.
Target Audience: Especialistas e interessados em políticas de infraestrutura.
metadata.dc.educational.context: 360 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/4001
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Claudir Afonso Costa.pdfartigo principal411,31 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.