Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3999
Title: Aplicação do building information modeling (bim) em projetos de infraestrutura nas fases pre-completion e/ou post-completion.
Authors: Castro, Li Chong Lee Bacelar de
metadata.dc.contributor.other: Oliveira, Marcos Honorato de (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 28 p.
Issue Date: 6-May-2019
metadata.dc.rights.holder: Li Chong Lee Bacelar de Castro
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas de Infraestrutura
Abstract: Anualmente, o Governo Federal gasta bilhões de reais em obras de infraestrutura e estas por sua vez fazem parte e são essenciais para, por exemplo, mitigar as condições de habitabilidade. Contribuindo na ampliação dos horizontes da gestão de riscos na atuação governamental para a gestão eficiente; de promover a atuação sobre as incertezas; e ainda de contribuir no âmbito do Governo federal na disseminação da tecnologia BIM, tem-se nesse artigo a análise de projetos de infraestrutura nas fases pre-completion e/ou post-completion com a consequente proposição para que as ações governamentais cheguem ao beneficiário no tempo e medidas certas. É o paradigma de "olhar para a frente". As atividades de operação e manutenção representam mais de 95% do tempo dos empreendimentos de infraestrutura, há um elevado peso das vantagens trazidas pelo BIM, onde as inerentes ao projeto e/ou obra permitem a implantação de um sistema de gestão integrada e automatizada das atividades de operação e manutenção além de atividades de Auditoria, Controle e Fiscalização em todo o ciclo de vida.
Keywords: infraestrutura;  gestão de projetos;  automação;  modelo de construção;  construção civil
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Políticas Públicas de Infraestrutura.
Target Audience: Especialistas e interessados em políticas de infraestrutura.
metadata.dc.educational.context: 360 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3999
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Li Chong Lee Bacelar de Castro.pdfartigo principal1,29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.