Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3993
Title: Interfaces, lacunas e sobreposições de atores, atividades e etapas para o reuso de efluente sanitário no Brasil
Authors: Oliveira, Marlian Leão de
Góes, Geraldo (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 39 p.
Issue Date: 6-May-2019
metadata.dc.rights.holder: Marlian Leão de Oliveira
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas de Infraestrutura
Abstract: A organização espacial da população no território brasileiro é regida prioritariamente por questões que envolvem o acesso a uma infraestrutura mínima adequada: transportes, habitação, eletricidade, saneamento etc. e a oferta de atividades econômicas que possam resultar na geração de renda, fatores que não são encontrados espacialmente de forma homogênea. Diante disso, ao longo de seu desenvolvimento, a população brasileira se concentrou em grandes aglomerados urbanos, que, embora apresentem infraestrutura deficitária, constituem-se em locais mais atrativos do que pontos rurais isolados. Essa grande concentração populacional não planejada deflagrou um descaso com os corpos hídricos que drenam as grandes cidades. Sendo assim, o tema deste trabalho é o estudo das interfaces, lacunas e sobreposições de atores, atividades e etapas que influenciam, positiva ou negativamente, a implantação de práticas de reuso de efluentes sanitários que chegam até uma estação de tratamento de esgoto (ETE) em centros urbanos do Brasil.
Keywords: infraestrutura;  reuso de efluente sanitário;  gestão da água;  segurança hídrica;  Estação de Tratamento de Esgoto (ETE);  gestão de recursos hídricos
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Políticas Públicas de Infraestrutura.
Target Audience: Especialistas e interessados em políticas de infraestrutura.
metadata.dc.educational.context: 360 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3993
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MARLIAN LEÃO DE OLIVEIRA.pdfartigo principal1,4 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.