Contribuição ao processo de priorização de investimentos em infraestrutura de transportes por modelos de análise multicritério
Title: | Contribuição ao processo de priorização de investimentos em infraestrutura de transportes por modelos de análise multicritério |
Authors: | Venâncio Júnior, Amaro |
metadata.dc.contributor.other: | Pares, Ariel Cecílio Garces (Orientador) |
Publisher: | Escola Nacional de Administração Pública (Enap) |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Monografia/TCC |
metadata.dc.description.physical: | 36 p. |
Issue Date: | 6-May-2019 |
metadata.dc.rights.holder: | Amaro Venâncio Júnior |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Políticas de Infraestrutura |
Abstract: | Este trabalho objetiva oferecer contribuições ao processo de implantação de um procedimento para priorização de investimentos em infraestrutura de transportes no Brasil. Em tempos de recursos escassos, é necessário implantar sistemas que melhorem a eficiência alocativa do gasto público. Neste espeque, fez-se uma revisão bibliográfica sobre o assunto, com destaque para um descritivo sintético das principais técnicas de avaliação e priorização utilizadas: as Análises Custo-benefício (ACB) e os Métodos Multicritérios de Apoio à Decisão (MMAD), que complementam as análises de ACB com a inserção de critérios “não-monetizáveis”, permitindo elaborar priorização de investimentos. Em seguida, de forma comparada e não exaustiva, listou-se os principais achados sobre o assunto que a experiência internacional sugere. De posse desse conhecimento, foi elaborada uma lista com as principais lições aprendidas e apresentado, de forma resumida, uma sugestão de metodologia para ser utilizada como “start” em discussões mais profundas sobre os processos de priorização de investimentos em infraestrutura de transportes rodoviários realizados com recursos do orçamento fiscal. A principal reflexão que fica é a necessidade urgente de desconstruir velhos paradigmas e inovar com novos métodos de planejamento para ajudar a construir um caminho sólido e seguro para aumentar significativamente o investimento em infraestrutura do país. |
Keywords: | infraestrutura; transportes; custo-benefício; investimento |
Target: | Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Políticas Públicas de Infraestrutura. |
Target Audience: | Especialistas e interessados em políticas de infraestrutura. |
metadata.dc.educational.context: | 360 horas |
Sustainable Development Objectives (ODS): | 09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação. |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3991 |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Amaro Venâncio Junior.pdf | artigo principal | 467.32 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.