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Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3986
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dc.contributor.authorFornaciari, Francielle Avancini-
dc.contributor.otherSilva, Rutelly Marques da (Orientador)-
dc.date.accessioned2019-05-10T17:54:03Z-
dc.date.available2019-05-10T17:54:03Z-
dc.date.issued2019-04-29-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3986-
dc.description.abstractEste estudo busca analisar os impactos do estabelecimento da Política de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargas - PNPM no mercado de transporte rodoviário de carga e para os demandantes desse serviço, de forma a contribuir para a eficiência do setor de transporte rodoviário de carga e, por conseguinte, com a redução nos custos de vários segmentos produtivos que são diretamente afetados pelo setor. Este trabalho divide-se em cinco etapas: (i) o contexto da criação da PNPM; (ii) análise das teorias econômicas de regulação pelo Estado; (iii) panorama do mercado de transporte rodoviário de carga brasileiro; (iv) análise dos impactos da aplicação da PNPM no mercado de frete rodoviário e em outros que se utilizam desse serviço; e (v) recomendações gerais. Diante da análise de cenários de tabelamento de frete, foi possível verificar que: (a) quando o piso mínimo do frete estabelecido for inferior ou igual ao preço de equilíbrio de mercado, a Política será inócua; (b) quando o piso mínimo do frete for maior que o preço de equilíbrio de mercado, a PNPM poderá favorecer as empresas transportadoras de cargas maiores e mais eficientes, gerar inflação e, em consequência, reduzir a capacidade de compra da população e prejudicar as empresas que ofertam bens e serviços que utilizam o serviço de frete.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.subjectinfraestruturapt_BR
dc.subjecttransporte rodoviário de cargapt_BR
dc.subjectavaliaçãopt_BR
dc.subjecttabelamento de fretespt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.titleAnálise da Política Nacional de Pisos Mínimos do Transporte Rodoviário de Cargaspt_BR
dc.typeMonografia/TCCpt_BR
dc.rights.holderFrancielle Avancini Fornaciaript_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical39 p.pt_BR
dc.description.classificationPolíticas de Infraestruturapt_BR
dc.educational.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do título de Especialista em Políticas Públicas de Infraestrutura.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecialistas e interessados em políticas de infraestruturapt_BR
dc.educational.context360 horaspt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
dc.subject.ods09. Inovação infraestrutura - Construir infraestrutura resiliente, promover a industrialização inclusiva e sustentável, e fomentar a inovação.pt_BR
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

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