Escolas de governo e gestão por competências: mesa-redonda de pesquisa-ação
Title: | Escolas de governo e gestão por competências: mesa-redonda de pesquisa-ação |
Authors: | Carvalho, Antônio Ivo de Vieira, Anísio Soares Bruno, Fátima Motta, José Inácio Jardim Baroni, Margaret Macdowell, Maria Cristina Salgado, Rosângela Côrtes, Sérgio da Costa |
Publisher: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
Endereço Eletrônico: | http://www.enap.gov.br/index.php?option=com_docman&task=doc_view&gid=3302 |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Livro |
metadata.dc.description.physical: | Número de páginas: 109 p. |
Issue Date: | 2009 |
metadata.dc.rights.holder: | Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Licença Padrão ENAP::É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais patrimoniais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc). |
Classificação Temática: | Desenvolvimento Gerencial |
Abstract: | Dando sequência aos debates iniciados em 2004 e 2005 e que tiveram como produto o livro “Gestão por competências em organizações de governo”, a Mesa-redonda de Pesquisa-Ação versão 2009 propõe-se a suprir uma lacuna importante: discutir a atuação do Sistema de Escolas de Governo da União em face das diretrizes da Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal (PNDP) – Decreto nº 5.707 de 23 de fevereiro de 2006 |
Keywords: | Gestão por competências; Setor público; Escolas de governo; Capacitação de servidores; Formação; Capacitação; Competências; Modelos de avaliação |
metadata.dc.description.additional: | ISBN 978-85-256-0063-9 Sumário: Apresentação 9 Prefácio 11 Introdução 13 Capítulo 1 – Reflexão sobre o trabalho em organizações governamentais 15 1.1 O Estado e as transformações contemporâneas 15 1.2 Papel do servidor público . 21 1.3 Desafios das escolas de governo na capacitação de servidores. 26 1.3.1 O debate das competências 26 1.3.2 Os desafios das escolas de governo 28 Capítulo 2 – Conceitos de competências aplicados ao campo educacional 33 2.1 Arcabouço jurídico-legal 33 2.2 Competências, formação e capacitação 35 Capítulo 3 – Metodologias 49 3.1 Alternativas metodológicas para mapear competências 50 3.1.1 Pesquisa Documental 51 3.1.2 Entrevistas em profundidade 51 3.1.3 Grupo focal 53 3.1.4 Questionários estruturados 56 3.2 Programas de formação e capacitação e currículos por competência 59 3.2.1 Metodologias para elaboração de currículos 62 3.3 Considerações gerais sobre as metodologias 75 Capítulo 4 – Desafios da avaliação na formação por competências. 79 4.1 Aprendizagem e transferência: bases para avaliação 80 4.2 Modelos de avaliação. 85 4.2.1 Modelo de Avaliação Integrado e Somativo (MAIS) 88 4.2.2 Avaliação da capacitação com base em competências 91 Considerações finais. 95 Breve histórico do serviço público e da gestão de pessoas no Brasil 99 |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/398 |
Appears in Collections: | Livros Publicados pela Enap Publicações sobre Escolas de Governo |
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