Title: Cidadania fiscal: a percepção dos alunos do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública e outra particular, de Campo Grande-MS.
Authors: Moreira, Margarete Iara Franco
metadata.dc.contributor.other: Lopes, Luís Sérgio de Oliveira (Orientador)
Publisher: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 48 p.
Issue Date: Feb-2010
metadata.dc.rights.holder: Margarete Iara Franco Moreira
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Metodologias de Aprendizagem
Orçamento e Finanças
Políticas Públicas
Abstract: O que produziu a necessidade da elaboração do presente trabalho foi a suposição de que a juventude vive momentos de despreocupação em relação à vida coletiva, à realidade social e econômica. As suas atenções parecem que se voltam para as especificidades das notícias recebidas que também, supostamente restringem e desqualificam os conteúdos da informação e a construção do conhecimento. O estudo desenvolvido em duas escolas de Campo Grande - MS, uma instituição pública e outra privada para investigar que entendimento tem o aluno do 9º ano sobre cidadania e cidadania fiscal, é feito mediante pesquisa bibliográfica com maior concentração nos assuntos referente às áreas de História e Ciências Políticas no que diz respeito à formação do Estado, cidadania e participação, e o estudo de caso com pesquisa de campo composta de questionário com questões objetivas e diretas e duas questões abertas. Efetuada a análise dos dados colhidos nas escolas, chegou-se a conclusão de que o aluno tem conhecimento, mesmo elementar, do que seja cidadania, porém não a exerce e, ainda, que os alunos da escola pública têm uma idéia mais apurada do significado do bem público, do que os alunos da escola particular.
Keywords: educação fiscal;  cidadania;  sociedade;  direito tributário e financeiro
Target: Trabalho apresentado à Escola de Administração Fazendária (Esaf), como requisito parcial para a obtenção do título de Especialista em educação Fiscal e Cidadania.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3963
Appears in Collections:Monografias Esaf
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Margarette Iara.2172884279271.64 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.