Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3903
Title: Proposta de metodologia de avaliação de termos de cooperação técnica internacional no âmbito da ciência, tecnologia e inovação em saúde da SCTIE/MS
Authors: Melo, Lenira Carvalho Almada
Paula, Maria Carlota de Souza (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 43 p.
Issue Date: 19-Mar-2019
metadata.dc.rights.holder: Lenira Carvalho Almada Melo
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Administração Pública
Gestão Pública
Inovação
Abstract: Este Trabalho de Conclusão de Curso – Especialização em Gestão de Políticas de Ciência, Tecnologia e Inovação - tem como tema a avaliação de acordos de cooperação técnica internacional, no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde, que carrega em si muitas particularidades na sua atuação e tem sido motivo de debates no Ministério da Saúde. O trabalho teve como objetivo construir um modelo que permita avaliar os termos de cooperação técnica internacional, de forma a contribuir para a melhoria da gestão da cooperação internacional, mais especificamente, na gestão da Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Insumos Estratégicos em Saúde do Ministério da Saúde brasileiro (SCTIE/MS). Utilizando-se de pesquisa bibliográfica e do estudo de caso do termo de cooperação técnica internacional nº 91, entre a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS) e a SCTIE/MS, buscou-se responder a seguinte questão: Qual seria um modelo adequado para se avaliar a cooperação técnica internacional no âmbito da Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da SCTIE/MS. Procurou-se, também, conceituar avaliação como sendo uma metodologia necessária ao programa de cooperação técnica internacional para auxiliar na melhoria da parceria entre a OPAS/OMS e o Ministério da Saúde. ABSTRACT This Course Completion Work - Specialization in Science, Technology and Innovation Policy Management – is about the evaluation of agreements of international technical cooperation, in the scope of Science, Technology and Innovation in Health. This subject has many particularities and has been the subject of debate in the Brazilian Ministry of Health. The objective of this work was to build a model that allows the evaluation of the terms of international technical cooperation, in order to contribute to the improvement of the management of international cooperation, specifically in the management of the Secretariat of Science, Technology, Innovation and Strategic Inputs in Health of the Brazilian Ministry of Health (SCTIE/MS). A bibliographical research was used with a case study of the term of international technical cooperation nº 91, between the Pan American Health Organization (PAHO/WHO) and SCTIE/MS, to answer the following question: What would be a model to evaluate the international technical cooperation in SCTIE/MS's Science, Technology and Innovation in Health. This work also tried to conceptualize evaluation as a necessary methodology for the international technical cooperation program to help improve the partnership between PAHO/WHO and the Brazilian Ministry of Health.
Keywords: avaliação;  cooperação técnica internacional;  administração pública;  acordos;  inovação;  saúde
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão de Políticas Públicas de Ciência, Tecnologia e Inovação.
Target Audience: Técnicos, Analistas, Pesquisadores e Dirigentes da Administração Pública federal envolvidos com a produção de políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação.
metadata.dc.educational.context: 360 horas
Sustainable Development Objectives (ODS): 17. Parcerias e meios de implementação - Fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3903
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Lenira-ENAP- TCC 15.03.19.pdfArtigo principal723,87 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.