Title: EBC - cidadania, mercado e audiência: uma proposta para a elevação de receita própria e ampliação da autonomia da gestão orçamentário-financeira
Authors: Silva, Nilson Roberto da
metadata.dc.contributor.other: Silva, Ângelo Henrique Lopes da (Orientador)
Publisher: Escola de Administração Fazendária (Esaf)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 117 p.
Issue Date: 2011
metadata.dc.rights.holder: Nilson Roberto da Silva
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas Públicas
Abstract: Este trabalho desenvolve-se no segmento das finanças públicas e possui fundamentação baseada em teorias das Ciências Sociais, nas áreas da Administração Pública, da Comunicação, do Direito, da Economia e da Política. A massificação de informações de interesse público torna-se elemento imprescindível à interação dos cidadãos nas sociedades modernas. O Estado, mediador das reivindicações sociais e, consciente do novo olhar para a comunicação, apoiou a criação da Empresa Brasil de Comunicação - EBC. A empresa surge como opção às formas de comunicação existentes, inserindo-se no cenário brasileiro da comunicação pública. O mercado potencial da EBC é composto pela população nacional – a audiência. Portanto, as estratégias devem promover um processo de conquista e fidelização da audiência como pressuposto à alavancagem de fontes próprias de receitas. A parcela orçamentária destinada à EBC, se combinada equitativamente entre as receitas do Tesouro Nacional e as próprias, assumirá em sua feição financeira, o caráter plural de uma empresa pública de comunicação.
Keywords: gestão pública;  comunicação pública;  empresa estatal;  gestão orçamentário-financeira;  finanças públicas;  receita própria
Target: Trabalho de Conclusão de Curso de Pós Graduação apresentado à Escola de Administração Fazendária, como requisito para a obtenção do título de Especialista em Finanças Públicas – ênfase em administração orçamentário-financeira.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Orientador: Ângelo Henrique Lopes da Silva, Doutor
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3874
Appears in Collections:Monografias Esaf
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
arquivo.2014-08-06.4852708182Nilson Roberto da Silva1.14 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.