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dc.contributor.authorPaes, Nelson Leitão-
dc.contributor.otherSantos, Erivelton Deboni dos-
dc.contributor.otherRocha, Caroline De Morais-
dc.contributor.otherSiqueira, Diana Cabral-
dc.contributor.otherOliveira, Henrique Diniz de-
dc.contributor.otherRocha, Juliana Martins da-
dc.contributor.otherSilva, Liliane Figueiredo da-
dc.contributor.otherCarvalho, Márcio Cassol-
dc.contributor.otherRangel, Marcos Gomes-
dc.contributor.otherLima, Mauro Gomes de-
dc.contributor.otherValentini, Paulo Juliano Zanin-
dc.contributor.otherFerreira, Roger Pereira-
dc.contributor.otherTorres, Wagner Cunha-
dc.date.accessioned2019-03-15T17:18:49Z-
dc.date.available2019-03-15T17:18:49Z-
dc.date.issued2015-01-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3838-
dc.description.abstractO endividamento público de alguns Estados brasileiros está acima de uma linha ótima determinada pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN). A relação definida entre a dívida de um Estado e sua Receita Líquida Real Média (RLRM ), deverá ficar abaixo de 1, ou seja, sua dívida deverá ser menor ou igual à sua RLRM. A preocupação existente é se os Estados possuem capacidade de pagamento de suas dívidas sem o comprometimento de suas finanças para as obrigações legais e para investimentos com objetivos de crescimento econômico, social dentre outros. Os dados de alguns Estados identificam um risco premente de que tal situação possa ocorrer. Desta forma, o presente trabalho realizará o estudo amplo dos Estados de Alagoas, Espírito Santo, Mato Grosso, Piauí, Rio de Janeiro e Santa Catarina para verificar essa capacidade de pagamento, identificando, se possível, a sustentabilidade de suas dívidas. Basicamente, para ser considerado sustentável, o montante de uma dívida pública não deve ser superior ao valor presente de todos os superávits primários futuros, ao longo de um determinado período. Nos anos entre 2011 e 2014, ou seja, nas atuais gestões do poder executivo, os Estados brasileiros e o Distrito Federal realizaram operações de crédito que devem atingir cerca de R$ 150 bilhões, e que significam aproximadamente 60% de todo volume captado entre 2002 e 2014, segundo dados obtidos juntos ao sítio da STN. São valores significativos que se bem investidos podem colaborar para o aumento das receitas dos Estados e assim melhorar a relação dívida/receita. Entretanto, o mundo e o Brasil enfrentam situações de crises financeiras que podem comprometer os resultados futuros. Ao final do trabalho, serão apresentados os resultados das análises realizadas sobre cada Estado objeto neste estudo, sobre as condições de sustentabilidade de suas dívidas.pt_BR
dc.description.abstractThe public debt of some Brazilian states is above a great line determined by the National Treasury (STN). The relationship defined between the debt of a state and its net revenue Real Average (RLRM) should be below 1, meaning your debt should be less than or equal to its RLRM. The existing concern is whether states have the ability to pay their debts without compromising your finances to the legal obligations and investments with goals of economic growth, social and others. The data of some states identify a pressing risk that this could occur. Thus, this study will conduct the comprehensive study of the states of Alagoas, Espirito Santo, Mato Grosso, Piauí, Rio de Janeiro and Santa Catarina to check this ability to pay, identifying, if possible, the sustainability of their debt. Basically, to be considered sustainable, the amount of public debt should not exceed the present value of all future primary surpluses over a given period. In the years between 2011 and 2014, ie, the current efforts of the executive branch, the Brazilian states and the Federal District held loans that should reach about US $ 150 billion, and meaning roughly 60% of all funding volume between 2002 and 2014, according to data obtained together to the site of the STN. Are significant values that are well invested may contribute to the increased revenue to states and thus improve the debt / revenue. However, the world and Brazil face situations of financial crises that may compromise future results. At the end of the work, the results will be presented of the analyzes performed on each state object in this study, on the conditions of sustainability of its debt.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola de Administração Fazendária (Esaf)pt_BR
dc.subjectdívida públicapt_BR
dc.subjectsustentabilidadept_BR
dc.subjectadministração estadualpt_BR
dc.subjectfinanças públicaspt_BR
dc.subjectgestão públicapt_BR
dc.titleTexto para discussão 20: sustentabilidade da dívida dos estadospt_BR
dc.typeTexto para Discussãopt_BR
dc.rights.holderEscola Nacional de Administração Pública (ENAP)pt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical66 p.pt_BR
dc.description.classificationOrçamento e Finançaspt_BR
dc.description.classificationPolíticas Econômicaspt_BR
dc.rights.licenseTermo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).pt_BR
dc.subject.ods08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.pt_BR
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