Title: A proteção dos consumidores-apostadores na comercialização das loterias: a imposição do dever de informar em busca do jogo responsável
Authors: Gomes, Daniela Vasconcellos
Publisher: Prêmio SEAE de Loterias - 2017
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/TCC
metadata.dc.description.physical: 52 p.
Issue Date: 2017
metadata.dc.rights.holder: Daniela Vasconcellos Gomes
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas Econômicas
Abstract: As loterias estão presentes na sociedade desde a Antiguidade, sendo atividade que proporciona não apenas entretenimento, como também representa importante fonte de recursos para causas sociais. No Brasil, os primeiros registros de realização de loterias ocorreram ainda no Brasil Colônia, e desde então teve características diversas, até chegar a sua atual configuração. Atualmente as loterias são exploradas pela Caixa Econômica Federal, atividade realizada com reconhecida excelência e responsabilidade social. Nesse sentido, o presente trabalho tem por objetivo identificar a importância da proteção dos consumidores-apostadores em busca do jogo responsável. Para isso, foram analisados aspectos relacionados ao histórico das loterias, ao seu tratamento jurídico no ordenamento vigente, a aspectos da responsabilidade social das loterias, e a aplicação do Código de Defesa do Consumidor às atividades lotéricas, e os resultados permitem concluir que a responsabilidade social empresarial é fundamental em todas as atividades, e nas loterias ocorre por meio de diversas práticas, dentre as quais se destaca a informação do apostador em busca do jogo responsável, importante compromisso assumido pela Caixa Econômica Federal em nosso país.
Keywords: loteria;  proteção do consumidor;  responsabilidade social
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
metadata.dc.description.additional: Tema 2 . Aspectos de Responsabilidade Social Corporativa das Loterias - 2º Lugar
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3794
Appears in Collections:Prêmio SECAP de Loterias
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
t2-2-l-daniela-004.pdfA proteção dos consumidores-apostadores na comercialização das loterias: a imposição do dever de informar em busca do jogo responsável5,06 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.