Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3756
Title: D.15 Metodologia de pesquisa: plano de ensino
Authors: Escola Nacional de Administração Pública ( Brasil)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Programa
metadata.dc.description.physical: 3 p.
Issue Date: 2018
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Gestão Pública
Métodos de Pesquisa. Métodos Estatísticos
Abstract: Os tipos de conhecimento: uma breve história da Ciência. Métodos científicos: indutivo, dedutivo, hipotético-dedutivo e dialético. Fatos, Leis e Teorias. Tipos de produção e publicação científica. O Projeto de Pesquisa: o processo de planejamento do trabalho científico (tema, problema e possíveis respostas; justificativa, objetivos. Elaboração do aporte teórico. Regras da redação científica - citações e referências). Cronograma de Projeto. Metodologias de pesquisa: métodos, tipos e natureza. Métodos qualitativos e quantitativos: características, técnicas de coleta, tratamento, análise e apresentação de dados. Estrutura do TCC (artigo e projeto de intervenção). Orientação da forma do pré-projeto de pesquisa.
Keywords: metodologia científica;  raciocínio lógico-científico;  artigo científico;  projeto de intervenção
Target: 1. Reconhecer o papel e processo de construção do conhecimento científico, diferenciando-o dos demais tipos de conhecimento; 2. Empregar o raciocínio lógico-científico no desenvolvimento de um artigo científico ou projeto de intervenção; 3. Identificar os benefícios da aplicação desse ferramental no âmbito profissional; 4. Elaborar um projeto de pesquisa contendo os elementos necessários deste tipo de trabalho científico; 5. Identificar potenciais objetos de pesquisa a serem desenvolvidos nos artigos e projetos de intervenção; e 6. Aplicar as regras da redação científica e normas e padrões de trabalhos de pós-graduação lato sensu, conforme as normas da ABNT aplicáveis aos artigos e projetos de intervenção.
Target Audience: Agentes públicos que atuam ou tenham potencial para atuar como dirigentes na Administração Pública Federal.
metadata.dc.educational.context: Plano de ensino da disciplina D.15 - Metodologia de pesquisa, da Especialização em Gestão Pública, 12ª edição.
Metodologia: Aulas expositivas, trabalhos em grupo, análise de projetos, artigos científicos e projetos de intervenção e oficinas de construção dos projetos. 27 horas.
Sustainable Development Objectives (ODS): 16. Paz, justiça e instituições eficazes - Promover sociedades pacíficas e inclusivas par ao desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3756
Appears in Collections:Especialização em Gestão Pública - 12ª edição

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
11. Plano de Aula D15.pdfArtigo principal714,78 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.