Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3743
Title: Ocupação da Amazônia e defesa florestal
Authors: Valverde, Orlando
Publisher: Fundação Centro de Formação do Servidor Público (FUNCEP)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Artigo
metadata.dc.description.physical: Revista do Serviço Público, ano 40 v.111, n. 4, p. 147-154
Número padronizado: v. 40, n. 4 (1983)
Issue Date: Oct-1983
metadata.dc.rights.holder: Escola Nacional de Administração Pública (ENAP)
metadata.dc.rights.license: Termo::Licença Padrão ENAP: É permitida a reprodução e a exibição para uso educacional ou informativo, desde que respeitado o crédito ao autor original e citada a fonte (http://www.enap.gov.br). Permitida a inclusão da obra em Repositórios ou Portais de Acesso Aberto, desde que fique claro para os usuários esses “termos de uso” e quem é o detentor dos direitos autorais, a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). Proibido o uso comercial. Permitida a criação de obras derivadas, desde que respeitado o crédito ao autor original. Essa licença é compatível com a Licença Creative Commons (by-nc-sa).
Classificação Temática: Desenvolvimento Sustentável
Abstract: Dos três grandes domínios de selvas equatoriais da Terra, o da América tropical é o maior deles. Estende-se de norte a sul, desde a costa oriental do México até o centro da Bolívia, e de leste a oeste, desde São Luís do Maranhão até altitudes médias das vertentes orientais dos Andes. Como se vê, toda a política de valorização e desenvolvimento da Amazônia brasileira, desde a nossa independência, foi concebida e aplicada em função de interesses estranhos à região e ao próprio Brasil. Tal como se procede em relação aos ecossistemas florestais delicados, situados em países desenvolvidos (taigá siberiana, na URSS; floresta de sequóias, nos EUA), a hiléia brasileira deve ser mantida intacta, na quase totalidade de sua área. Somente em pontos dispersos, bem estudados e escolhidos, deve ser utilizada: solos de elição, boas vias de acesso aos mercados, jazidas minerais...
Keywords: Amazônia;  ecossistema;  preservação ambiental;  política ambiental;  desenvolvimento sustentável
Sustainable Development Objectives (ODS): 12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.;  15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
metadata.dc.description.additional: ISSN eletrônico: 2357-8017
ISSN impresso: 0034-9240
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3743
Appears in Collections:Revista do Serviço Público: de 1981 a 1990

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1983 RSP ano40 v111 n4 Out-Dez p.147-154.pdf1983 RSP ano40 v111 n4 Out-Dez p.147-1543,29 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.