Desafios da construção de uma política intersetorial de cultura e educação
Title: | Desafios da construção de uma política intersetorial de cultura e educação |
Authors: | Dozzi, Carla Carusi |
metadata.dc.contributor.other: | Coêlho, Denilson Bandeira (Orientador) |
Language: | Idioma::Português:portuguese:pt |
Country: | País::BR:Brasil |
metadata.dc.type: | Monografia/ TCC |
metadata.dc.description.physical: | Número de páginas: 62 p. |
Issue Date: | 23-Dec-2013 |
metadata.dc.rights.holder: | Carla Carusi Dozzi |
metadata.dc.rights.license: | Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la, em acesso aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é uma licença não exclusiva, válida para a obra em seu formato original. |
Classificação Temática: | Gestão Pública |
Abstract: | A transição paradigmática vivenciada pela gestão pública no Brasil tem provocado a busca por arranjos institucionais capazes de romper com a inércia institucional e responder à complexidade das novas demandas sociais. O presente estudo busca analisar a intersetorialidade a partir de fatores políticos e institucionais que influenciaram o Programa Mais Educação, com foco na articulação entre as áreas de educação e cultura. Trata-se de pesquisa qualitativa realizada a partir do estudo sistemático da literatura sobre políticas intersetoriais, analisada à luz do modelo sistêmico de Easton. Aborda conceitos como agendamento e implementação de políticas públicas, centrando-se no debate contemporâneo sobre intersetorialidade. Analisa, a partir dos dados levantados sobre o Programa Mais Educação e entrevistas semi dirigidas com gestores dos diferentes ministérios que o integram, mecanismos existentes na gestão pública para que essa intersetorialidade se efetive. Constata a centralidade do papel das ideias na burocracia de governo em resposta a demandas sociais históricas, contudo sorganizadas. O estudo reconhece a educação integral como um campo de atuação complexo e interdisciplinar, cujo desenvolvimento de políticas públicas mais efetivas, eficientes e eficazes, exige abordagens distintas e somatória de esforços entre as áreas. A complexidade do modelo de gestão do Programa reflete-se em um arranjo institucional inovador em que a intersetorialidade otimiza recursos e esforços das áreas envolvidas, exigindo coordenação intersetorial centralizada e cooperação entre os órgãos |
Keywords: | Gestão pública; Intersetorialidade; Modelo sistêmico; Arranjos institucionais; Política de educação integral e cultural |
metadata.dc.description.additional: | Monografia apresentada, como exigência parcial para obtenção do grau de especialista em Gestão Pública, sob a orientação do Professor avaliador Denilson Bandeira Coêlho |
URI: | http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/372 |
Appears in Collections: | Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Carla Dozzi - V. Def..pdf | Desafios da construção de uma política intersetorial de cultura e educação | 721.38 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.