Title: Transforma
metadata.ods.dc.contributor.author: Instituto Algar
Contact: Camila Oliveira e Silva Fioranelli
E-mail: camila@institutoalgar.org.br
Telefone: (34) 3218-3040
Endereço: Rua Lapa do Lobo, 800, Bairro Granja Marileusa/Uberlândia/MG
Deployment Site: Local de implantação::Sudeste::BR-MG:Minas Gerais::3170206:Uberlândia
Start Date of Deployment: 1-Feb-2007
Award date: 14-Dec-2018
Objective: O objetivo principal é transformar vidas por meio da oferta de oportunidades de desenvolvimento de competências de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, realizando ações de formação artística, cultural e de preparação para o trabalho. Os secundários são: ampliação do repertório cultural e da leitura de mundo; promoção do desenvolvimento humano, de habilidades e competências cognitivas e de convivência; desenvolvimento de produtos (livros, DVDs, apresentações); formação e encaminhamento para o Jovem Aprendiz; formação para maratonas de programação e olimpíadas de informática; e envolvimento dos familiares colaborando para uma formação integral. O público alvo são crianças e adolescentes de seis a 18 anos de escolas públicas. Atualmente, com sede em duas localidades, beneficiamos nove bairros da região Leste (Alvorada, Dom Almir, Celebridade, Morumbi, Jardim Ipanema, Jardim Sucupira, Aclimação, Joana D’arc e São Francisco) e dois da zona Oeste (Jardim Holanda e Jardim das Palmeiras). Em 2017, totalizou- se 694 beneficiados, sendo 505 na sede principal e 189 na unidade 2, que surgiu há um ano. Outras duas unidades começam neste ano e terão 540 vagas. De forma indireta, ele beneficia as famílias, instituições parceiras e a comunidade, na medida em que difunde seus princípios e metodologias por meio dos participantes.
Abstract: O programa Transforma, realizado pelo Instituto Algar, visa a transformar vidas por meio da oferta de oportunidades de desenvolvimento de competências de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, oferecendo atividades de formação artística, cultural e de preparação para o mercado de trabalho. O público alvo do projeto são estudantes de escolas públicas, com idades entre seis e dezoito anos, que participam das atividades no contraturno escolar, no município de Uberlândia/MG. São realizadas oficinas culturais (audiovisual, artes cênicas, literatura, música, teatro), esportivas (vôlei feminino e masculino), comportamentais e orientação profissional. A prática acontece em sedes localizadas em dois bairros de Uberlândia: Alvorada e Jardim Holanda.
Subject: Transformação social;  Desenvolvimento de competências
Sustainable Development Objectives (ODS): 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
Dimension of Practice: Social
Target Audience: Adolescentes;  Alunos do ensino básico;  Alunos do ensino fundamental
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
License and Terms of Use: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3643
Appears in Collections:Organizações sem fins lucrativos
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SFL - Transforma - final.pdf915,77 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.