Title: Programa A Gente Na Rua
metadata.ods.dc.contributor.author: Centro Social Nossa Senhora Do Bom Parto
Contact: Marta R. Marques/ Judith Elisa Lupo
E-mail: marta.coordenacao@bompar.org.br; bompar.psfagentenarua@gmail.com
Telefone: (11) 98176-3080 - (11) 2692 3165
Endereço: R. Sapucaia, 281 - Água Rasa, São Paulo - SP
Local de realização: Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto - Núcleo A Gente na Rua
Deployment Site: Local de implantação::Sudeste::BR-SP:São Paulo::3550308:São Paulo
Start Date of Deployment: 4-Nov-2004
Award date: 14-Dec-2018
Objective: Promover acessibilidade da população em situação de rua no sistema público de saúde, visando: promoção, prevenção e recuperação da saúde. Objetivos Específicos: • Promover ações de promoção de saúde; • Garantir acesso às Unidades Básicas de Saúde; • Promover cuidados curativos "in loco" quando necessário; • Contribuir para a percepção do autocuidado; • Assegurar o acesso ao tratamento das doenças infectocontagiosas; • Trabalhar a auto estima como desencadeador de projetos de vida.
Abstract: O Programa A Gente na Rua, do Centro Social Nossa Senhora do Bom Parto e Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo, teve início em outubro de 2004, com muitas especificidades, desenvolvendo ações de saúde em favor de pessoas em situação de rua. É um modelo de atenção à saúde das pessoas em situação de rua, adotado em diversos estados e municípios do país. Seu principal objetivo é promover acessibilidade da população em situação de rua ao sistema público de saúde SUS, visando à promoção, prevenção e recuperação da saúde. O programa prevê também a contratação de pessoas em situação de rua para serem agentes de saúde como facilitadores e não como um ser invisível, possibilitando um novo olhar da política de saúde feita para um semelhante.
Subject: saúde;  população em situação de rua
Sustainable Development Objectives (ODS): 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
Dimension of Practice: Social
Target Audience: População em situação de rua;  Profissionais de saúde
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
License and Terms of Use: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3638
Appears in Collections:Organizações sem fins lucrativos
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SFL - Programa A Gente na Rua - final.pdf999,97 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.