Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3631
Title: Plataforma tecnológica para o monitoramento participativo de emergência de zoonoses
Responsible Institution: Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ)
Contact: Marcia Chame
E-mail: marcia.chame@fiocruz.br
Telefone: (21) 38829192
Endereço: Av. Brasil 4036 sala 214 – Rio de Janeiro/RJ
Deployment Site: Local de implantação::Centro-oeste
Local de implantação::Nordeste
Local de implantação::Norte
Local de implantação::Sudeste
Local de implantação::Sul
Start Date of Deployment: 21-Mar-2014
Award date: 2018
Objective: Monitorar com a participação da sociedade a emergência de zoonoses e impactos ambientais em tempo real, de modo a gerar alertas e modelos de previsão de doenças em humanos e animais e apoiar ações e políticas públicas em saúde e conservação da biodiversidade.
Abstract: Partindo da constatação que a ocorrência de mortes e anormalidades entre animais precede sua ocorrência em humanos, uma equipe de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) lançou a plataforma tecnológica para o monitoramento participativo da emergência de zoonoses em 2014. As mudanças ambientais e climáticas, o crescimento populacional humano e a introdução de espécies exóticas invasoras são forças motrizes para o surgimento de novas doenças. Dentre as infecciosas, 60% circulam entre pessoas e animais (zoonoses), a maior parte entre animais silvestres, como Zika, Ebola, Febre Amarela e outras. A plataforma foi desenvolvida com base no conceito “ciência cidadã” para que mesmo as pessoas residentes nas localidades mais longínquas sejam capazes de monitorar os animais silvestres, suas doenças e impactos ambientais locais.
Subject: saúde;  zoonoses;  monitoramento participativo;  plataforma tecnológica;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sustainable Development Objectives (ODS): 03. Saúde e bem-estar - Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.
04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
06. Água limpa e saneamento - Garantir disponibilidade e manejo sustentável da água e saneamento para todos.
11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
Dimension of Practice: Social;  Institucional
Target Audience: População em geral;  Profissionais de saúde
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
License and Terms of Use: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3631
Appears in Collections:Instituições de ensino, pesquisa e extensão

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EPE - Plataforma Tecnológica para o Monitoramento.pdf471,02 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.