Title: Educação Emancipadora e Ações Multiplicadoras em Comunidades Rurais do Baixo Sul da Bahia
metadata.ods.dc.contributor.author: Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul da Bahia
Contact: Rita Maria de Cássia Bittencourt Cardoso
e-mail: ritacardoso@cfaf.org.br
Telefone: (73) 99944-6339
Endereço: ROD. BA 001, KM 1,2, Trevo Nilo Peçanha x Cairú S/N
Deployment Site: Local de implantação::Nordeste::BR-BA:Bahia::2922607:Nilo Peçanha
Start Date of Deployment: 2008
Award date: 2018
Objective: Formar, através de uma educação emancipadora, jovens empresários rurais para o manejo sustentável da floresta, educando-os para a vida, pelo trabalho e para valores, com geração e difusão de conhecimentos aplicados à agricultura familiar para promover a inclusão de adolescentes oriundos de comunidades rurais, ribeirinhas e quilombolas na agricultura familiar sustentável. Disseminar conhecimentos por meio de ações multiplicadoras e tecnologias de bases sustentáveis voltadas para segurança alimentar, produção agroflorestal, conservação e preservação ambiental, o associativismo e cooperativismo, estimulando o protagonismo dos jovens nas comunidades rurais onde vivem, valorizando os saberes tradicionais dos agricultores integrando-os aos novos conhecimentos e tecnologias sustentáveis.
Abstract: Desde 2011, a Casa Familiar Agroflorestal do Baixo Sul da Bahia (CFAF) oferece o curso de “Educação Profissional Técnica de Nível Médio em Florestas” integrado ao ensino médio, como parte do Programa de Escolas Associadas da UNESCO. Essa técnica europeia procura fomentar a autoestima, a equidade de gênero, desenvolver plenamente a cidadania, o espírito de comunidade, a liderança e a estimular a permanência do jovem junto ao meio rural. Os alunos passam uma semana na escola e duas semanas em suas comunidades aplicando o conteúdo aprendido. O objetivo da prática é formar, por meio de uma educação emancipadora, jovens empresários rurais para o manejo sustentável da floresta, educando-os para a vida, para o trabalho e para valores, com geração e difusão de conhecimentos aplicados à agricultura familiar.
Subject: educação profissional;  jovens;  inclusão social;  empreendedorismo rural;  meio ambiente;  agricultura familiar;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sustainable Development Objectives (ODS): 01. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
05. Igualdade de gênero - Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.
15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
Dimension of Practice: Social;  Econômica
Target Audience: Adolescentes;  Agricultores Familiares;  Jovens;  População ribeirinha;  Quilombolas
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
License and Terms of Use: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3624
Appears in Collections:Instituições de ensino, pesquisa e extensão
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
EPE - Educação Emancipadora e Ações Multiplicadoras.pdf428.59 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.