Title: Programa "Benevides à Escola"
metadata.ods.dc.contributor.author: Prefeitura Municipal de Benevides/PA
Contact: Leila Carvalho Freire
E-mail: prof.freireleila@gmail.com; anapaularenato@superig.com.br
Telefone: (91) 99189-8420 / 98759-1477
Endereço: Rua Fernando Guilho, 100 - Bairro Médici – Benevides/PA.
Deployment Site: Local de implantação::Norte::BR-PA:Pará::1501501:Benevides
Start Date of Deployment: 2-Jan-2013
Award date: 2018
Objective: O Programa Benevides à Escola visa a: Requalificar a oferta da educação básica no município de Benevides/PA numa perpectiva inclusiva visando a eficiencia, a efetividade e a equidade dos processos, como forma de garantir o direito de aprender de cada um e de todos. Para tanto estabeleceu: Reordenar a Rede Municipal de Ensino numa perspectiva sistêmica; Elevar os índices de aprendizagem; Alfabetizar letrando as crianças até os 7 anos de idade.
Abstract: O Programa Benevides à Escola, desenvolvido pelo município de Benevides, na região metropolitana de Belém/PA, tem por objetivo a requalificação da educação básica, numa perspectiva de inclusão e criação de oportunidades, visando à eficiência, à efetividade e à equidade dos processos, como forma de garantir o direito de aprender a todas as crianças. Com início em 2013, o programa estabeleceu como metas principais o reordenamento da rede municipal de ensino, que busca elevar os índices de aprendizagem, desde a alfabetização. Para isso, a estrutura funcional foi alinhada às políticas do Ministério da Educação (MEC) e foi revitalizada e ampliada toda a rede física de unidades escolares do município. O programa foi viabilizado com a capacitação permanente do quadro de professores e funcionários e obteve, em 2017, o melhor índice do IDEB dentre os municípios do estado do Pará.
Subject: educação básica;  requalificação;  inclusão social;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sustainable Development Objectives (ODS): 04. Educação de qualidade - Assegurar a educação inclusiva, e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.
10. Redução das desigualdades - Reduzir as desigualdades dentro dos países e entre eles.
11. Cidades e comunidades sustentáveis - Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Dimension of Practice: Social
Target Audience: Alunos do ensino básico
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
License and Terms of Use: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3617
Appears in Collections:Governos
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GOV - Programa Benevides à Escola.pdf845.68 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.