Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3613
Title: Programa de Valorização da Sociobiodiversidade promove o reconhecimento das riquezas brasileiras, o uso sustentável de recursos naturais e o desenvolvimento de comunidades extrativistas
metadata.ods.dc.contributor.author: Beraca Ingredientes Naturais S.A.
Contact: Adriana André
E-mail: sustentabilidade@beraca.com
Telefone: (11) 2643-5000
Endereço: Rod. BR 316 km 08 s/nº Quadra 3 - Lote 3 - Ananindeua/PA
Deployment Site: Local de implantação::Norte
Start Date of Deployment: 2000
Award date: 2018
Objective: Pioneira na valorização da riqueza da biodiversidade brasileira e na exploração sustentável de seus recursos em nome do desenvolvimento das indústrias cosmética e farmacêutica, a Beraca criou o Programa de Valorização da Sociobiodiversidade ainda nos anos 2000 com o objetivo de garantir a idoneidade de sua atuação e a contribuição com a evolução socioeconômica das comunidades tradicionais.
Abstract: O Programa de Valorização da Sociobiodiversidade® da empresa Beraca orienta seus processos de extração de matérias-primas pela valorização da biodiversidade dos recursos florestais, a análise do nível de maturidade da cadeia de valor, a interdependência com as comunidades locais e a mensuração dos impactos econômicos e ambientais de sua atuação. A empresa criou o programa ao perceber que a fragilidade social das comunidades se soma à vulnerabilidade ambiental e a exploração indiscriminada dos recursos naturais. Os principais fornecedores são comunidades extrativistas, a maioria localizada na região amazônica, marcadas pela vulnerabilidade social, baixa renda, com poucas, ou nenhuma, oportunidade de incremento de renda, nível educacional precário e inclusão no mercado em condições desfavoráveis.
Subject: sociobiodiversidade;  Inclusão socioprodutiva;  extrativismo;  sustentabilidade;  Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
Sustainable Development Objectives (ODS): 01. Erradicação da pobreza - Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.
02. Fome zero e agricultura sustentável - Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.
08. Trabalho decente e crescimento econômico - Promover o crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, emprego pleno e produtivo, e trabalho decente para todos.
12. Consumo e produção responsáveis - Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.
15. Vida terrestre - Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da Terra e deter a perda da biodiversidade.
Dimension of Practice: Econômica
Target Audience: Famílias de baixa renda;  Outro;  Povos tradicionais
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
License and Terms of Use: Os responsáveis pelas práticas autorizam, sem quaisquer ônus, a divulgação dos dados fornecidos, e a inserção do projeto e divulgação em bancos de boas práticas. Esta licença permite que outros distribuam, adaptem ou criem obras derivadas, contanto que seja dado crédito pela criação original.
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3613
Appears in Collections:Organizações com fins lucrativos

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CFL - Programa de Valorização da Sociobiodiversidade.pdf378,06 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.