Title: Bem Cuidado: um modelo integrado com ênfase nas instâncias leves de cuidado.
Authors: Veras, Renato Peixoto
Publisher: Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 51 p.
Issue Date: 2018
metadata.dc.rights.holder: Renato Peixoto Veras
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Saúde
Abstract: Estudos de gestão de saúde para idosos são prioritários, devido ao aumento da população neste segmento etário, pelo fato de as doenças serem crônicas e múltiplas e pelo alto custo financeiro. Este texto tem como objetivo principal discutir um modelo assistencial que seja mais eficiente e resolutivo, e que seja menos custoso, de modo que os idosos tenham condições de pagar por ele. No entanto, este estudo apresenta uma limitação, pois ao trabalhar com o grupo etário dos idosos, que já são 28 milhões de pessoas no Brasil, sabe-se que eles não formam um grupo homogêneo. Há idosos saudáveis, ricos e os moradores em áreas rurais, que são uma minoria. Além do tamanho deste grupo, há inúmeras diferenças nas crenças, valores, participação social entre outros elementos; portanto os idosos não são todos iguais e os resultados são uma aproximação para a elaboração de políticas de saúde. Este estudo é fundamentado nos trabalhos e pesquisas realizados há mais de vinte ano em uma universidade aberta para a terceira idade, e também em documentos de organismos nacionais e internacionais relacionados com o tema “Saúde e Envelhecimento”. O estudo o estudo propõe uma reorientação do modelo assistencial, um cuidado mais global, valorizando a qualidade de vida, numa lógica que priorize intervenções de baixa intensidade e monitoramento constante, com um médico responsável por uma carteira de clientes e acompanhando cada um nas diferentes configurações de cuidados. Propõe-se um tratamento médico integrado, com fluxo de ações educativas, promoção da saúde, prevenção de doenças evitáveis, postergação de doença, intervenção de cuidados precoces e reabilitação. Todos esses elementos permitem que o idoso usufrua da grande conquista da vida atual, que é viver mais.
Keywords: saúde suplementar;  gestão de saúde;  política de saúde;  assistência social;  cuidado
metadata.dc.description.additional: 1º Prêmio ANS: concurso de monografia sobre saúde suplementar
Tema 2 - Regulação Assistencial na Saúde Suplementar - Menção Honrosa
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3587
Appears in Collections:Prêmio ANS: concurso de monografia sobre saúde suplementar
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
MH (T2) - Renato Peixoto Veras (monografia 050).pdfBem Cuidado: um modelo integrado com ênfase nas instâncias leves de cuidado.856.53 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.