Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorResende, Caio Cordeiro de-
dc.date.accessioned2018-12-04T12:35:04Z-
dc.date.available2018-12-04T12:35:04Z-
dc.date.issued2017-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3582-
dc.description.abstractNos últimos 6 anos, o mercado aeroportuário brasileiro passou por mudanças significativas, com o avanço do programa de privatizações do Governo Federal. Durante quase 40 anos, a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária – Infraero foi responsável pela administração dos principais aeroportos do País, no que se poderia caracterizar como um monopólio estatal1. Em apenas três anos, de 2011 a 2014, seis dos maiores aeroportos do País foram concedidos à iniciativa privada, em três rodadas diferentes de concessão. Com isso, cerca de 50% do tráfego aéreo doméstico de passageiros e quase 100% do tráfego internacional são realizados, atualmente, em aeroportos operados pela iniciativa privada. Este trabalho tem como objetivo realizar a primeira avaliação de impacto da política de privatização de aeroportos brasileira. Para isso, buscaremos responder à seguinte pergunta: o diferencial de eficiência entre empresas privadas e a Infraero, revelados pelos grandes ágios verificados em cada um dos leilões de privatização, de fato, refletem uma eficiência muito superior das empresas privadas na operação dos aeroportos? Se sim, vamos buscar quantificar este diferencial de eficiência. Avaliaremos, assim, se as empresas privadas foram capazes, no curto prazo decorrido desde a privatização dos aeroportos, de aumentar significativamente a geração de valor a partir da operação dos ativos privatizados.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherPrêmio SEPLAN de Monografiaspt_BR
dc.subjectprivatizaçãopt_BR
dc.subjectaeroportopt_BR
dc.subjectinfraestruturapt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.subjectavaliação de políticas públicaspt_BR
dc.titleAvaliando o impacto da política de privatização de aeroportos brasileira: uma abordagem por controle sintéticopt_BR
dc.typeMonografia/ TCCpt_BR
dc.rights.holderCaio Cordeiro de Resendept_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical51 p.pt_BR
dc.description.classificationPolíticas Públicas e Sociaispt_BR
dc.description.additionalPrêmio SEPLAN de Monografias 2017 - 2ª Lugarpt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
Appears in Collections:Prêmio SEPLAN de Monografias
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2ª colocada - Caio Cordeiro de Resende.pdfAvaliando o impacto da política de privatização de aeroportos brasileira: uma abordagem por controle sintético2.51 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.