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dc.contributor.authorGuimarães, Valéria Ferraz-
dc.contributor.otherJannuzzi, Paulo Martino (Orientador)-
dc.contributor.otherMoreira, Marcelo Confôrto de Alencar (Coorientador)-
dc.date.accessioned2018-11-06T12:57:18Z-
dc.date.available2018-11-06T12:57:18Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.identifier.urihttp://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3538-
dc.description.abstractAs Ouvidorias no Brasil foram concebidas para ser um canal direto para a interlocução entre cidadãos e a administração pública, cabendo a elas analisarem as expectativas das manifestações de forma mais qualificada para que possam servir de diagnóstico para melhorias institucionais. Assim, as Ouvidorias recebem forte competência estratégica e de desenvolvimento para o Estado, não apenas comprometida com o fluxo de atendimento, mas também no processo de planejamento. O uso dessas informações de forma gerencial demonstra todo o potencial de escuta ativa de uma Ouvidoria. Tendo isso em vista, o objetivo desse trabalho foi desenvolver uma análise das manifestações – reclamações, sugestões, denúncias, elogios e informações - recebidas pela Ouvidoria do STJ no ano de 2017. A fonte de informações desse trabalho é o banco de dados do Sistema Gestor da Internet - SGI, que é o sistema onde as manifestações dos cidadãos são recebidas e tratadas no Tribunal. O banco de “manifestações” do SGI foi tratado nesse trabalho segundo a lógica inspirada no método da Análise Estruturada de Textos – AET. Nesse modelo, foram feitas análises dos corpora textuais, onde cada manifestação foi classificada por três palavras-chaves: Tema, Objeto e Sentimento pessoal. Com a exploração analítica dessa massa de dados foram realizados vários cruzamentos, de onde emergiram as causas de tanta insatisfação da sociedade. Por fim, foi feito um paralelo entre os resultados estratégicos do STJ - 2017, com o relatório “Justiça em Números” do CNJ – ano-base 2016 (que trata o Poder Judiciário como um todo) onde se pôde verificar certo alinhamento entre os dados, demonstrando que todas as instâncias jurisdicionais passam pela mesma problemática - constatadas pelas duas palavras-chaves mais frequentes neste trabalho “Tema” e “objeto”. Por outro lado, a Sociedade sofre as consequências e paga um alto preço pela falta de segurança jurídica. A contribuição deste trabalho foi de demonstrar que a atuação da Ouvidoria do STJ deve seguir um novo paradigma, o de relacionamento com a sociedade, assumindo autonomia técnica e estratégica.pt_BR
dc.language.isoIdioma::Português:portuguese:ptpt_BR
dc.publisherEscola Nacional de Administração Pública (Enap)pt_BR
dc.subjectouvidoriapt_BR
dc.subjectpoder judiciáriopt_BR
dc.subjectpolíticas públicaspt_BR
dc.subjectplanejamentopt_BR
dc.subjectdesenvolvimento socialpt_BR
dc.titleOuvidorias como instrumento de aprimoramento de políticas públicas: exploração analítica das manifestações de cidadãos da ouvidoria do Superior Tribunal de Justiçapt_BR
dc.typeMonografia/ TCCpt_BR
dc.rights.holderValéria Ferraz Guimarãespt_BR
dc.location.countryPaís::BR:Brasilpt_BR
dc.description.physical62 p.pt_BR
dc.description.classificationPlanejamento Estratégicopt_BR
dc.description.additionalEspecialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª ediçãopt_BR
dc.description.additionalOrientador: Prof. Dr. Paulo Martino Jannuzzipt_BR
dc.description.additionalCo-orientador: MSc. Marcelo Confôrto de Alencar Moreirapt_BR
dc.educational.descriptionTrabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento.pt_BR
dc.educational.intendedenduserroleEspecialistas e interessados em planejamento estratégico.pt_BR
dc.educational.context360 horaspt_BR
dc.rights.licenseTermo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.pt_BR
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
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