Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3532
Title: Os desafios na implementação de políticas públicas no campo da saúde: o SAMU 192
Authors: Gomes, Renato da Silva
Jannuzzi, Paulo de Martino (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 70 p.
Issue Date: Jun-2018
metadata.dc.rights.holder: Renato da Silva Gomes
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Planejamento Governamental
Abstract: No Brasil, a avaliação de políticas públicas vêm ganhando cada vez mais relevância, dada a complexidade inerente ao processo de implementação em cenários distintos no que se refere a padrões demográficos e socioeconômicos que caracterizam as regiões do país. Estudos exploratórios baseados em constatações estruturadas e organizadas em Relatórios de forma sistemática, se constituem em instrumentos de extrema relevância para o aprimoramento e qualificação da política pública de forma a torná-la mais eficiente, eficaz e efetiva. Nessa perspectiva, o presente trabalho se propõe a evidenciar a apropriação dos dados contidos nos Relatórios de Auditoria do Departamento Nacional de Auditoria do SUS - DENASUS e do Ministério da Transparência e Controladoria da União – CGU a partir da Análise Estruturada de Textos com o objetivo de levantar os principais e mais relevantes problemas e gargalos de implementação de políticas públicas de saúde. O foco avaliativo da presente pesquisa é o Programa SAMU 192, por meio da identificação de problemas de ordem e natureza estrutural e operacional extraídos de Relatórios de Auditorias realizadas em 89 municípios distribuídos por todos os estados do país, no intervalo de tempo compreendido entre 2010 e 2017. Falhas estruturais, Déficit de RH, Irregularidades em contratos e processos licitatórios, são algumas das irregularidades identificadas e que comprometem diretamente o alcance dos objetivos traçados para a política em tela, gerando prejuízos sociais e econômicos.
Keywords: políticas sociais;  política de saúde;  avaliação de políticas públicas;  implementação;  relatórios de auditoria
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento.
Target Audience: Especialistas e interessados em planejamento estratégico.
metadata.dc.educational.context: 360 horas
metadata.dc.description.additional: Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª edição
Orientador: Prof. Dr. Paulo de Martino Jannuzzi
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3532
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Renato da Silva Gomes.pdfArtigo principal1,59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.