Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3497
Título: Inclusão socioprofissional de mulheres em situação de vulnerabilidade social: variáveis para acompanhamento
Autor(es): Santos, Elenice dos Reis
Jaccoud, Luciana de Barros (Orientadora)
Editor: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Idioma: Idioma::Português:portuguese:pt
País: País::BR:Brasil
Tipo: Monografia/ TCC
Descrição física: 30 p.
Data: Jun-2018
Detentor dos direitos autorais: Elenice dos Reis Santos
Termos de uso: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Desenvolvimento Social
Resumo: O objetivo deste trabalho é identificar variáveis a serem consideradas no instrumento para acompanhamento sistemático e formação de banco de dados a fim de gerar indicadores referente ao trabalho extensionista de inclusão socioprofissional de mulheres em vulnerabilidade social no IFMT frente a necessidade de desenvolvimento socioeconômico local e regional, analisando a experiência do IFMT campus Alta Floresta com o PNMM, com o curso Cuidador de Idosos ofertado em 2014. O comportamento dos dados demonstra que as variáveis mais indicadas para acompanhamento / monitoramento de tais atividades são de escolaridade, de geração de renda e de território, entretanto, seu uso não deve se restringir apenas ao acompanhamento / monitoramento do programa mas também na promoção do acesso. Considerando o conceito de gênero de Kuchermann, Bandeira e Almeida (2015), pode-se afirmar que o programa cumpriu o seu objetivo de atender às mulheres, entretanto, as mulheres atendidas não se enquadravam no conceito de vulnerabilidade social de Kaztman (1999), a maioria das mulheres atendidas são servidoras municipais com ensino médio completo, ou seja, a escolaridade e a renda delas estão fora dos critérios considerados de pobreza e vulnerabilidade. E ainda pode-se afirmar que não foram utilizados critérios territoriais de Milton Santos (2002), a maior parte das mulheres moram em locais onde não há Centro de Referência em Assistência Social – CRAS, política pública localizada em regiões de vulnerabilidade social.
Palavras-chave: políticas públicas;  mulheres;  inclusão social;  vulnerabilidade social;  geração de renda
Objetivo: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento.
Público alvo: Especialistas e interessados em planejamento estratégico.
Contexto de aprendizagem: 360 horas
Observações/Notas: Especialização em Planejamento e Estratégias de Desenvolvimento, 1ª edição
Orientador(a): Prof(a). Dr.ª Luciana de Barros Jaccoud
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3497
Aparece nas coleções:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Elenice dos Reis Santos.pdf689,54 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Os itens da Biblioteca Digital são de acesso aberto para uso não comercial, desde que citada a autoria e a fonte. Salvo quando outras restrições estiverem expressas no termo de uso.