Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3476
Title: Análise da distribuição da força de trabalho da Fundação Nacional do Índio
Authors: Santos, Helton Soares dos
Santos, Aleksandra Pereira dos (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 91 p.
Issue Date: Mar-2018
metadata.dc.rights.holder: Helton Soares dos Santos
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão de Pessoas
Gestão Pública
Abstract: O contexto de restrições orçamentárias na Administração Pública Federal impõe o desafio aos órgãos de serem capazes de otimizar a aplicação de seus recursos financeiros e aumentar a eficiência e produtividade de seus colaboradores, sendo que a maioria dos órgãos enfrenta um processo de redução da força de trabalho ao longo dos últimos anos. Neste cenário enxerga-se a necessidade de um melhor planejamento da execução de suas atividades, sendo preponderante o planejamento na distribuição da força de trabalho. A demanda por gestão estratégica de pessoas cresce a passos largos na Administração Pública e a Funai ainda está dando os primeiros passos nesta direção, nesta pesquisa foi feita uma análise da distribuição da força de trabalho da Funai, buscando verificar a adequação desta às necessidades do órgão e construir uma escala para priorização na recomposição da força de trabalho, necessidades e possibilidades de movimentação de pessoal. Para o alcance deste objetivo foi analisada a evolução da força de trabalho e os dois principais fatores geradores de demandas na instituição, a quantidade e extensão das Terras Indígenas e a População Indígena atendidas pelas diversas unidades, buscando correlacionar os dados e produzir uma análise quali-quantitativa para subsidiar a construção de uma proposta de redistribuição da força de trabalho.
Keywords: dimensionamento da força de trabalho;  planejamento;  gestão de pessoas;  métodos quali-quantitativos;  recursos humanos;  serviço público;  setor público
Target: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos de conclusão do curso de Especialização em Gestão Pública, com ênfase em Gestão Estratégica de Pessoas.
Target Audience: Especialistas e interessados em gestão pública
metadata.dc.educational.context: 420 horas
metadata.dc.description.additional: Especialização em Gestão Pública – Gestão Estratégica de Pessoas, 11ª edição
Orientadora: Prof. Dr. Aleksandra Pereira dos Santos
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3476
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Helton Soares dos Santos - Versão reformulada TCC.pdfArtigo principal7,86 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.