Title: Programa INOVATCU: discussão sobre indutores e barreiras à implantação de um programa de inovação sob a ótica de atores envolvidos.
Authors: Souza, Tiago Aguiar de
metadata.dc.contributor.other: Cavalcante, Pedro (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 22 p.
Issue Date: Mar-2018
metadata.dc.rights.holder: Tiago Aguiar de Souza
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: Esse artigo analisa os facilitadores e as barreiras envolvidos na implantação de um programa de inovação, qual seja, Programa InovaTCU, sob a ótica de atores chave envolvidos no processo. A partir da aplicação de entrevistas estruturadas com esses atores, bem como da análise documental de textos e publicações sobre o tema e sobre o programa, buscou-se tecer um panorama dos fatores que, na visão de servidores que estavam envolvidos, constituíram facilitadores ou barreiras ao programa de inovação. Os resultados obtidos nesta pesquisa revelaram que fatores como crescimento da cultura da inovação, demanda da sociedade por melhores serviços, inovações apresentadas por parceiros do órgão, patrocínio da alta administração, bem como a apresentação de resultados, constituem indutores ao programa de inovação. Por outro lado, fatores como baixo apetite dos gestores ao risco, rejeição a potenciais alterações na estrutura de poder, percepção de que leis e normativos são obstáculos, como também estrutura disponível frente à crescente demanda por serviços inovadores foram revelados como potenciais barreiras à implantação de programas e ações inovadoras.
Keywords: inovação;  indutores;  barreiras;  administração pública;  gestão pública
Target: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos requisitos necessários para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Target Audience: Especialistas e interessados em Gestão Pública
metadata.dc.educational.context: 420 horas
metadata.dc.description.additional: Especialização em Gestão Pública – Gestão Estratégica de Pessoas, 11ª edição
Orientador: Prof. Pedro Cavalcante
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3474
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tiago Aguiar de Souza - TCC - EGP 11 - GEP.pdfArtigo principal1.16 MBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.