Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3429
Title: Senado e Google: a eficácia da parceria para distribuição de conteúdo da TV Senado pela Internet
Authors: Nunez, Sarah Albertina Cerqueira
Novelli, Ana Lucia Romero (Orientadora)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 45 p.
Issue Date: Jan-2018
metadata.dc.rights.holder: Sarah Albertina Cerqueira Nunez
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Comunicação Pública
Abstract: A parceria firmada em setembro de 2014 entre o Senado Federal e a empresa Google Inc., para disponibilização pela internet de conteúdo audiovisual produzido pela TV Senado, é o objeto deste estudo de caso. Pretendeu-se identificar elementos da estrutura e da conjuntura organizacionais que culminaram na assinatura do contrato e em resultados quantitativos na distribuição de material do veículo. Para medir a eficácia de forma longitudinal, foi utilizado o recorte temporal de cinco anos: de 2012 a 2016. A coleta de dados ocorreu por entrevistas semiestruturadas com profissionais da área, pesquisa documental e bibliográfica e relatórios de acesso ao Canal da TV Senado no YouTube, emitidos a partir da ferramenta Google Analytics. A análise aponta a eficácia numérica da parceria - com aumento de 650.000% no número de visualizações no Canal, no período analisado - além de avanços qualitativos, embora identifique a necessidade de avaliar a relação entre produtos oferecidos e interesse do cidadão-consumidor. O estudo também verifica, como pano de fundo organizacional, tendências como a atuação em parcerias, o incremento de ferramentas de transparência pública e o uso de novas tecnologias; e, ainda, a possibilidade melhorar a governança, tornando o ambiente do Senado mais propício à inovação.
Keywords: parceria;  arranjo institucional;  inovação;  eficácia;  comunicação pública
Target: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos objetivos necessários para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Target Audience: Especialistas e interessados em Gestão Pública
metadata.dc.educational.context: 420 horas
metadata.dc.description.additional: Especialização em Gestão Pública – Gestão Organizacional e Inovação, 11ª edição
Orientadora: Profa. Dra. Ana Lucia Romero Novelli
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3429
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
tcc-comcapa.pdfArtigo principal1,02 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.