Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3400
Title: Memória organizacional: um estudo da administração pública federal
Authors: Rabelo, Marina de Lima
Batista, Fábio Ferreira (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 30 p.
Issue Date: Mar-2018
metadata.dc.rights.holder: Marina de Lima Rabelo
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão do Conhecimento
Gestão Pública
Abstract: O presente trabalho estuda a implantação de programas de memória organizacional em organizações da administração pública brasileira. Seu objetivo principal é responder a seguinte questão: quais as principais lições aprendidas e os desafios podem ser mapeados na implementação do projeto de memória organizacional? A partir desse questionamento, pesquisar os pontos comuns que tocam a institucionalização desses programas de gestão da memória com vistas a novas implementações, buscando modificar o olhar da gestão estratégica para com as organizações e os programas de memória. O estudo está dividido em três partes principais, além da introdução. Em um primeiro momento, discutimos os principais conceitos relativos à gestão do conhecimento tendo como perspectiva a noção de memória. Entender como pode ser construída a relação entre os servidores, por meio da memória individual até a memória coletiva, pareceu-nos o fundamental para a adesão ao programa de memória organizacional. Na parte seguinte, descrevemos a metodologia empregada para análise da bibliografia e dos dados levantados do estudo bibliométrico. Na terceira parte do estudo, apresentamos os resultados da pesquisa e a análise dos dados. Por último, avaliamos o desenvolvimento de todo o processo de trabalho, desde o projeto pesquisa até o resultado final deste texto. Como resultado, conseguimos elencar os principais facilitadores e as barreiras enfrentadas pelas organizações durante a implantação de programas de gestão de memória com vistas a apresentar algumas recomendações no sentido de incentivar a implementação de programas de memória organizacional pela administração pública.
Keywords: memória organizacional;  gestão do conhecimento;  gestão da informação;  Administração Pública Federal
Target: Especialização em Gestão Pública, 11ª edição
Target Audience: Especialistas e interessados em Gestão Pública
metadata.dc.educational.context: 420 horas
metadata.dc.description.additional: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos objetivos necessários para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Orientador: Prof. Dr. Fábio Ferreira Batista
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3400
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC versão final - Marina de Lima Rabelo .pdfArtigo principal1,03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.