Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/340
Title: Data Mart para apoio à capacitação em gestão de políticas públicas voltado para uma Escola de Administração Pública
Authors: Nagatani, Elisa Akemi
Lopes, Rogério Gomes (Orientador)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: Número de páginas: 99 p.
Issue Date: 20-Dec-2013
metadata.dc.rights.holder: Elisa Akemi Nagatani
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização::O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) à disponibilizá-la, em acesso aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é uma licença não exclusiva, válida para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Escola de Governo
Abstract: Este trabalho consiste num estudo de caso que se destina ao desenvolvimento de um Data Mart que possibilite a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP conhecer o perfil e o panorama geral da situação funcional dos servidores públicos federais que se capacitaram na Escola nos últimos 7 anos. O aplicativo foi desenvolvido cruzando o banco de dados do sistema gerenciador dos cursos ministrados pela ENAP, onde estão armazenadas informações sobre os alunos capacitados, os cursos realizados, os resultados alcançados, o perfil dos docentes e demais informações relativas às atividades da Escola, com os dados gerados pelo Sistema Integrado de Administração de Recursos Humanos – SIAPE, cuja extração de dados foi direcionada para os registros sobre a situação funcional, cargos, carreiras, funções, órgãos e alguns dados pessoais dos alunos, servidores públicos federais que se encontram registrados no SIAPE
The work consists in a case study which aims to developing a Data Mart that will enable the Escola Nacional de Administracao Publica – ENAP (National Institute of Public Management – free translation) to get acquainted with the profile and general perspective of the employment status of the federal civil servants, who has obtained a certification in the past seven years. The application was developed by consolidating the database of ENAP’s offered courses; where are stored information on certified students, studied subjects, achieved results, profile of the lecturers and other information related to the activities of the institute; with the data generated by Sistema Integrado de Administracao de Recursos Humanos – SIAPE (Integrated System of Human Resources Management – free translation), from where information on employment status, roles, career, occupation, organisations, private information of the students and federal civil servants registered at the SIAPE were extracted
Keywords: Business Intelligence;  Políticas Públicas;  Escola de Governo;  Gestão do Conhecimento;  Public Policy;  School Governance;  Knowledge Management
Target: Elaborar um estudo de caso, abordando conceitos sobre a Gestão do Conhecimento e da Informação de como uma organização pode se utilizar de informações estruturadas para tomar decisões mais precisas, apresentando o desenvolvimento de um Data Mart que possibilite à Escola Nacional de Administração Pública – ENAP conhecer o perfil de seus capacitados e o panorama geral da situação funcional dos servidores públicos federais que se capacitaram na Escola nos últimos 7 anos, utilizando os conceitos apreendidos sobre tecnologias de apoio à decisão e negócios (Data Warehouse, Data Mart, Business Intelligence, OLAP, etc.)
metadata.dc.description.additional: Trabalho de conclusão de curso apresentado como requisito para a Especialização em Banco de Dados e Business Intelligence apresentado à Faculdade de Tecnologia SENAC/DF
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/340
Appears in Collections:Teses e Dissertações do Corpo Técnico da Enap

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_Elisa_Nagatani_09_2013.pdf5,24 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.