Title: Estruturação da atividade de inteligência no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Authors: Pinto, Marcel Moreira
metadata.dc.contributor.other: Sá, Marcos Eielson Pinheiro de (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 25 p.
Issue Date: Mar-2018
metadata.dc.rights.holder: Marcel Moreira Pinto
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Gestão Pública
Abstract: Pretende‐se neste artigo identificar e demonstrar as medidas necessárias para ações que visem a estruturação da atividade de inteligência no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Identificou-se que o MAPA, que atua na formulação de políticas para o agronegócio, principal setor da economia nacional, não possui processos sistemáticos de coleta de dados e análise de informações, atuando de forma reativa aos acontecimentos. Foram observados artigos técnicos, legislações, estudos e projetos voltados à atividade de inteligência no âmbito do setor público brasileiro, identificando critérios, fundamentos doutrinários, fatores e variáveis que se relacionam com a atividade de inteligência. Concluiu-se que a inteligência pode conferir maior eficiência às ações desempenhadas pelo MAPA, por permitir que as informações sejam coletadas, analisadas, difundidas e compartilhadas internamente e com outros órgãos de forma metódica e sistemática, a partir da utilização de técnicas próprias, gerando conhecimento que irá subsidiar a tomada de decisão e a estratégia.
Keywords: atividade de inteligência;  inteligência de Estado;  agricultura;  pecuária;  serviço de inteligência;  políticas públicas;  formulação;  tomada de decisão
Target: Especialização em Gestão Pública, 11ª edição
Target Audience: Especialistas e interessados em Gestão Pública
metadata.dc.educational.context: 420 horas
metadata.dc.description.additional: Trabalho de conclusão de curso apresentado como parte dos objetivos necessários para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública.
Orientador: Prof. Dr. Marcos Eielson Pinheiro de Sá
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3387
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)
Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCC_GOI_Marcel Moreira Pinto_FINAL_CAPA.pdfArtigo principal781.72 kBAdobe PDF Thumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.