Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3377
Title: Análise da implementação de uma política intersetorial sob a perspectiva de coordenação: estratégias e instrumentos de gestão da bolsa-formação do Pronatec
Authors: Pereira, Cristiano de Santana
Ximenes, Daniel (Orientador)
Publisher: Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
Language: Idioma::Português:portuguese:pt
Country: País::BR:Brasil
metadata.dc.type: Monografia/ TCC
metadata.dc.description.physical: 36 p.
Issue Date: 23-Jul-2018
metadata.dc.rights.holder: Cristiano de Santana Pereira
metadata.dc.rights.license: Termo::Autorização: O autor da obra autorizou a Escola Nacional de Administração Pública (ENAP) a disponibilizá-la, em Acesso Aberto, no portal da ENAP, na Biblioteca Graciliano Ramos e no Repositório Institucional da ENAP. Atenção: essa autorização é válida apenas para a obra em seu formato original.
Classificação Temática: Políticas Setoriais. Políticas Intersetoriais
Abstract: O objetivo deste este estudo foi investigar a implementação de uma política intersetorial de larga escala com um olhar reflexivo acerca dos mecanismos de coordenação utilizados com vistas a se garantir viabilidade e alcance das metas. A política pública analisada foi a Bolsa-Formação do Pronatec. A coleta de dados se deu por análise documental, observação dos processos de gestão e entrevistas semiestruturadas. Foi realizada uma revisão da bibliografia pertinente ao tema com o objetivo de subsidiar a definição dos rumos da pesquisa, bem como, para traçar um paralelo entre soluções propostas na literatura e aquela adotadas pela equipe de gestão do Programa. O estudo identifica quais os mecanismos de coordenação que foram utilizados e apresenta contribuições que poderão servir de insumos para novas tentativas de implementação de políticas públicas intersetoriais no contexto de heterogeneidade e fragmentação de poder típicos do federalismo nacional.
Keywords: intersetorialidade;  federalismo;  coordenação;  políticas públicas;  gestão de políticas públicas
Target: Especialização em Gestão Pública - Gestão Organizacional e Inovação, 11ª edição
Target Audience: Especialistas e interessados em Gestão Pública
metadata.dc.educational.context: 420 horas
metadata.dc.description.additional: Trabalho de Conclusão de Curso apresentado como parte dos requisitos para obtenção do grau de Especialista em Gestão Pública, área Gestão Organizacional e Inovação.
Orientador(a): Prof. Dr. Daniel Ximenes
URI: http://repositorio.enap.gov.br/handle/1/3377
Appears in Collections:Especialização Enap - Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Cristiano de Santana - Intersetorialidade - Bolsa-formação - Final Com Capa.pdfArtigo principal537,34 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.